Bem Vindos

Amados


Este é nosso novo endereço na web.

Para dúvidas, sugestões, convites, mande um e-mail para:

leviartisa@gmail.com

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Uma doença brasileira: A Coverculose

Amados,


Uma das características da maioria dos povos latino-americanos está na forma de que foram colonizados. Tanto espanhóis como portugueses não tiveram dó nem piedade de suas colônias e saquearam tudo o que puderam, além de abandonarem por muitos e muitos anos as terras, que serviam apenas para enriquecimento de seus reis, envio de pessoas indesejáveis e de instrumento de orgulho frente a outros reinos que não tinham nenhuma colônia.


Nesta atitude de saquear e usurpar tudo o que era nosso, ficou impregnado nestes povos um sentimento de falta de originalidade. Não sabemos quem somos. Não temos idéias próprias. Não damos credibilidade aos nossos ou as nossas próprias idéias.Tudo isso nos foi tirado e não há como resolver essa questão.

Este é um processo histórico que perdura até hoje. Falando de Brasil, basta dar uma rápida olhada nos programas de TV, em uma área que sempre está na moda: a imitação. Desde que nos conhecemos por gente, vemos pessoas imitando outras e ganhando fama e fortuna com isso. A maioria dos artistas começaram imitando outros mais famosos que eles na época. Os humoristas brasileiros de hoje vivem de imitações e de paródias. O humor inteligente e autêntico de Chico Anisio ou Jô Soares estão enterrados nos anos 80. Tanto que estes mesmos já mudaram de área. Um é ator e faz pontas em filmes ou papéis em novelas e o último se tornou um dos principais entrevistadores do país.
Parece que nada que é autêntico é levado a sério, de primeira. Precisa ser imitado primeiro, falado ou criticado, aí sim passamos a ver com bons olhos. Vide os reality shows, por exemplo. A pessoa era um zé ninguém, anônimo. Participou de um programa destes, pronto ! É guindado à posição de celebridade e até autógrafo começa a distribuir. E por que isso ? Por que há uma doença, a Coverculose, que leva todo mundo a querer imitar os outros, imitar os famosos, imitar, imitar e imitar.

Chamo de Coverculose esta doença porque cover é a palavra inglesa usada para denominar músicas de outras pessoas, ou bandas que imitam da música ao estilo de bandas famosas. E assim como a tuberculose, que é difícil de ser curada e o tratamento é demorado, assim é essa prática nociva em nossa sociedade.

Onde estão os autênticos ? Os originais ? Os que têm idéias novas ? Esse clamor é dificilmente ouvido nos dias de hoje. E quando se fala de que se busca algo original, novo é na verdade uma grande mentira, pois o que se está buscando é algo ou alguém que se encaixe nos moldes e padrões pré estabelecidos pela sociedade. Isto se encontra em todas as áreas no Brasil, desde a música, política, educação, e com certeza na igreja.

Sim, esta doença está presente na igreja também. Quem quer ser original hoje ? E quando digo original, digo pensar diferente, biblicamente falando, mas fora dos padrões do que a igreja pensa que é normal hoje. Dá muito trabalho. Sim porque muito do que está sendo praticado hoje na igreja não tem nada a ver com as palavras de Jesus. É imitação de alguém, alguma fórmula, algum método que deu certo lá fora, em outro país e então é automaticamente levado a categoria de "ungido" e por isso "de Deus".

Ser original ou diferente, na língua da igreja brasileira de hoje é abrir outra igreja, porque onde eu estava não concordava com nada. Mas na grande maioria o comodismo e a estagnação imperam. Tirando igrejas e pastores com atitudes louváveis, totalmente exceção, o que estamos vendo é a coverculose se alastrar rapidamente pelo solo brasileiro.

Senão vejamos:



LITERATURA - Eu gosto muito de vários autores estrangeiros. Leio Brenan Manning, Philip Yancey, A.W. Tozer, que é um dos meus prediletos, entre outros. Mas de 10 livros lançados pelas editoras evangélicas brasileiras, 8 são de autoria estrangeira. Isso é razoável ? Não desmerecendo estes autores, que são homens de Deus e tem muito a nos ensinar. Mas e os autores brasileiros ? Autores como Ricardo Gondim, Ed Renê, Caio Fábio, Nelson Bomilcar, Robinson Cavalcanti, Rubem Cesar. Estes vivem aqui e sabem do contexto que estamos vivendo. Têm muito mais informações e vivências do que os de fora. Por que essa preferência pelos de fora ? Tenho certeza que muitos que estão lendo não sabem quem são os autores brasileiros que citei agorinha. E porquê não sabem? Eu respondo: Sintoma da Coverculose. Há um pensamento nos brasileiros que diz assim: se ouvir um igual, um pastor como eu, um crente como eu, um pai como eu, não vai me edificar. Tem que ser de fora, americano de preferência. Aí sim é de Deus, é espiritual.



MÚSICA: A maioria dos músicos cristãos desta geração e da passada iniciaram gravando músicas de autores estrangeiros. Traduziram ou fizeram versões e gravaram em português. Mais uma vez, nada contra, só que se alguém vem só com músicas próprias, é visto como amador, iniciante, tem que aprender ainda. E os ministérios de louvor de igrejas locais, que têm pessoas com potencial, compositores e arranjadores, homens e mulheres inspirados por Deus, mas que de domingo a domingo, de ensaio em ensaio fazem apenas tocar músicas dos outros. Se aprimoram em imitar exatamente como foi gravado no cd. Não se preocupam com o que Deus está falando ali, naquele lugar, naquele momento. Querem enfiar goela abaixo a experiência de terceiros. Sintoma brabo da Coverculose.



PREGAÇÃO: A referência de muitos pregadores é estrangeira. Pregam aquilo que leram em livros ou viram mensagens de pastores americanos e querem ser os primeiros a pregar a mesma coisa aqui, mas como novidade, porque ninguém viu ainda. Em muitos livros de homilética, os autores citam exemplos de seus países, autores e líderes de seus países, locais de suas experiências e que nada tem a ver conosco. Por exemplo: Faz algum sentido para nós brasileiros usarmos como estratégia para evangelizar estudantes secundaristas ou universitários, basquetebol à tarde ? Em um país que a maioria dos estudantes trabalham e estudam à noite e onde o esporte predileto é o futebol ??

Por que não citar frases de brasileiros ? Por que não citar músicas e autores brasileiros ? Por que não dizer que estar em Cristo traz uma emoção maior do que a que Caetano experimentou ao cruzar a Ipiranga com a Avenida São João ? Um dos poucos autores que faz isso é Ricardo Gondim. Ele gosta de citar poetas como Fernando Pessoa ou músicas de Chico Buarque e por isso mesmo é criticado pelos "espirituais".

Existem caravanas de pastores que vão lá fora, ver o que os outros estão fazendo, pra depois trazer pra cá e nos ensinar. Como se aqui não existisse a presença de Deus ou a unção do Espírito Santo para nos ensinar. Mais uma vez, nada contra estes irmãos gringos, mas tudo a favor da criatividade e ginga brasileira.



AMOR PRÓPRIO: Como já citei anteriormente que esta doença tirou dos latino-americanos o conceito de que existem coisas boas em suas terras, este sintoma está presente também na igreja brasileira. Quais são os lugares espirituais para nós ? Israel, a Terra Santa; EUA, o país evangélico; Coréia, onde está a maior igreja do mundo; E aqui no Brasil ? O país que mais tem espírita. Que mais mata por acidente de trânsito. Campeão da desigualdade social. País com a maior taxa de impostos no mundo. Só desgraça ! Lugar espiritual aqui é esotérico ! São Tomé das Letras, Varginha, Brasília, lugares onde apareceram UFOS, etc.

Apesar de muita coisa ser verdade, a nossa ênfase precisa ser em melhorar. Sermos otimistas e acreditarmos, sem demagogia, em nosso país, em nossa igreja brasileira, pois afinal de contas fazemos parte dela.



A coverculose da igreja brasileira só será curada quando identificarmos estes sintomas e combatermos com o único remédio eficaz, e que é tiro e queda: A contextualização da Palavra de Deus. Precisamos ser profetas em nossa geração e interpretar para a linguagem de hoje a mensagem da Palavra de Deus para as pessoas de nossa geração. Assim terão a chance de entenderem o que Deus pensa, na sua língua e padrão de entendimento e poderão ser libertos por Cristo.



Uma dica para saber se você está coverculoso: Leia os dois textos abaixo. Qual dos dois pra vc é mais espiritual ?



"Solta o cabo da nau, pois nas procelosas vagas, as ondas atendem ao seu mandar: Sossegai"



ou



"Jesus é paz. Deus é amor. Com seu sangue Cristo me lavou. Valeu oh Deus tú me livraste. Sei que vou morar com Jesus Cristo salvador"

 
 
Pr. Leandro

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

NOVO BLOG

Amados alunos, irmãos e seguidores,


Tive um problema técnico com minha conta no Google e acabei apagando o blog inteiro !!!!

Estou enviando e-mails e tentando reaver, mas infelizmente até agora nada !!

Se alguém souber como conseguir de volta um blog apagado, por favor me ajude

Divulguem que o novo endereço é www.cantico-novo.blogspot.com
(com um tracinho no meio)


Paz

Pr. Leandro