Bem Vindos

Amados


Este é nosso novo endereço na web.

Para dúvidas, sugestões, convites, mande um e-mail para:

leviartisa@gmail.com

domingo, 27 de março de 2011

Onde estão as nossas lágrimas ?

Amados,

Segue a última mensagem que preguei..



Onde estão as nossas lágrimas ?
Jeremias 4:19 a 27

Introdução: Vivemos hoje em um tempo sem lágrimas. Chorar é demonstrar fraqueza e fragilidades. Emoções e sentimentos são encarados como obstáculos para se chegar a objetivos, normalmente financeiros e materiais. Somos duros como pais, cônjuges, chefes e funcionários e achamos que lidamos com máquinas do que com pessoas. Mas não é verdade. Vivemos neste mundo com PESSOAS.
- Compramos de pessoas
- Vendemos para pessoas
- Trabalhamos para pessoas
- Casamos e temos família cheia de pessoas
- Somos transportados, governados e ensinados por pessoas.

CONTEXTO HISTÓRICO: Jeremias é considerado o profeta chorão. Mas não porque ele tinha os sentimentos à flor da pele e não conseguia segurar seu choro. É porque ele tinha compaixão do povo de Israel e sabia que Deus é misericordioso para não derramar da sua ira sobre o povo, se ele quisesse.
Deus revela a Jeremias todo o castigo que ele está prestes a deixar cair sobre Israel e aí Jeremias se angustia porque deseja a liberdade de Israel.

Jeremias nos mostra que se realmente temos compaixão pelas pessoas não poderemos entregar uma profecia de castigo sem sentir, sem estar aterrorizado, sem desejar que tal calamidade não aconteça. Quem se sente bem proferindo sentenças e castigos, quem dá risada ao saber que o outro vai se dar mal, quem não tem lágrimas nos olhos ao declarar um castigo de Deus, não tem nada de amor de Deus em sua vida.

O que podemos aprender com Jeremias para que nossos olhos voltem a ter lágrimas:

1-) Dores na Alma –vs 19
- “Meu coração, meu coração. Me contorço em dores.”
– outras versões dizem: entranhas
            - Jeremias sentia dores pela situação do povo
            - A preocupação dele ia além de uma simples menção do problema
            - A oração dele era um lamento pela situação do povo


- Quando oramos realmente sentindo a dor do outro ? Quando lamentamos por situação de outra pessoa e não nossa ?
- Misericórdia no literal quer dizer “miséria no coração”, “se colocar no lugar da miséria de outro”
           

2-) Ver e ouvir – vs 21
- Jeremias afirma que está vendo uma bandeira de um exército que está vindo para a guerra e está ouvindo trombetas tocando alaridos de guerra.
- Isso quer dizer que ele está no meio do povo. No meio da situação. Ele irá sofrer também o castigo junto com o povo. Não está distante, em um palácio ou em um deserto, longe do problema. Está profetizando contra um castigo que cairá sobre ele também.
- Ao vermos e ouvirmos os problemas estamos dispostos a estar junto às pessoas? Queremos ficar no meio do problema para participarmos da solução ?
- Queremos chorar com os que choram no lugar onde choram ?
- A Bíblia afirma que Jesus chorou pelo povo de Jerusalém, que eram como ovelhas que não tem pastor. Chorou por Lázaro que estava morto. Mas nestes dois episódios Jesus estava no lugar do problema e foi a solução !! Curou e fez muitos milagres pelo povo de Jerusalém e ressuscitou a Lázaro !
- Precisamos ser igreja presente no lugar dos problemas e não só aqui sobre as 4 paredes. Aqui oramos e intercedemos. Mas é lá fora que precisamos ver e ouvir as pessoas.


3-) O meu povo – vs 22
- Jeremias certamente afirma que o povo está louco. Não conhecem a Deus, não são inteligentes e são sábios para fazer o mal e não o bem. Jeremias conhece bem o caráter do povo e está no meio dele vendo e ouvindo tudo de errado que eles fazem.
- Mas Jeremias afirma que eles são o MEU povo. Ele está falando em nome de Deus, a quem o povo pertence. Mas ao mesmo tempo Jeremias está dizendo que é o SEU POVO.
- Ele não nega suas raízes e nem abandona as pessoas só porque elas estão pecando;
- Ele não se esquece de amar as pessoas e continua falando contra o pecado e não contra o pecador.
- Ele está angustiado, pois deseja que Deus não derrame a sua ira sobre o seu povo.
- Jeremias nos ensina muito com esta atitude. Ele não sai do meio do povo e o chama de povinho. Ele não aponta o dedo dizendo que ninguém tá nem aí com as coisas de Deus. Ele diz contra o pecado, mas afirma que aquele povo sem caráter, pecador, mau e cruel é o seu povo. Ele pertence aquele povo e quer fazer de tudo para fazer diferença.


CONCLUSÃO

- Com tanto castigo e ira sendo profetizados, qualquer um de nós desistiria. Qualquer um de nós afirmaria que é perda de tempo profetizar para um povo que não ouve nada mesmo. É perda de tempo se importar já que Deus vai derramar da sua ira e destruir tudo.

- Mas Deus é misericordioso, longânimo e nos ama demais. Ele afirma:
Vs 24 a 27 – “Toda a Terra será assolada, porém não a consumirei de todo”

- Não a consumirei de todo. Um pedaço de Terra vai ficar. Um pouco de trigo e vinho vai sobrar. Umas poucas famílias vão sobreviver. Se existir arrependimento verdadeiro virá o perdão e eu deixarei um REMANESCENTE para que tudo recomece porque eu amo o meu povo.
Jeremias 4:1 e 2.

- Aleluia. Se nossos olhos deixarem de ser secos. Se houverem lágrimas de verdade. Se nos importarmos de fato e oferecermos ao Senhor nossas vidas e ministérios chegando ao ponto de sofrer junto com os que sofrem no lugar onde sofrem, Deus vai ouvir dos céus, perdoar os pecados e sarar nossa Terra.