Bem Vindos

Amados


Este é nosso novo endereço na web.

Para dúvidas, sugestões, convites, mande um e-mail para:

leviartisa@gmail.com

segunda-feira, 30 de maio de 2011

João Alexandre, especial para o Portal Cristianismo Criativo

Entrevista por Ana Claudia Braun Endo

O músico e compositor João Alexandre está às vésperas do lançamento do seu novo DVD, "Dois tempos". Conhecido pela transparência com que fala de alguns temas, João recebeu o Portal Cristianismo Criativo no segundo tempo de gravação de seu novo DVD, no estúdio Na Cena, em São Paulo, e, entre uma música e outra, falou sobre arte, música, complexos, inspirações e influências. Com vocês, João Alexandre!

Portal Cristianismo Criativo - A entrevista é sobre arte, que você gosta pouco, e sobre música que você gosta menos ainda. Queria que você falasse o que arte e música significam pra você.
Pra mim a música tem um significado muito profundo, porque Deus colocou a música na minha vida como maneira de resgatar os meus complexos - coisa que pouca gente sabe. Eu tinha um complexo muito grande, quando era menino: eu achava que era incapaz. Quando tinha 19 anos a minha mãe me chamou para contar umas histórias meio macabras... disse-me que logo que ficou sabendo que estava grávida, pensou em abortar. Só que ela já estava grávida de 4 meses e não teria mais como fazer isto. Acho que isto ficou impregnado na minha alma. Ela chorou bastante. Eu tinha meus complexos, mas não sabia desta história. Quando comecei a tocar, aos 12 anos, estes complexos começaram a desaparecer. Foi uma maneira que Deus encontrou para me dizer: "você tem seu valor". A música é uma forma de arte muito poderosa - aliás, eu acho que qualquer forma de arte é poderosa em si mesma. Na mão de um cara que tem consciência de por que estava fazendo tudo aquilo fica mais poderoso ainda. Pra mim, pegar um violão e tocar hoje é um resgate, enfim, da minha história. Eu sou um sobrevivente. ´Tadinha da minha mãezinha querida, que confessou isto... já viu uma mãe pedir desculpa pro filho? Porque normalmente é o contrário que acontece. Foi o que ela fez, pediu perdão. Falei a ela que ela nunca havia demonstrado isto. Foi um resgate do meu relacionamento com ela, embora nunca tenha tido nenhum problema. A música veio pra mim como este presente de Deus dizendo: "você tem valor, você não é isto que você está achando". E adolescente fica ainda pior nesta fase da vida... você acha que é um zero à esquerda.
Portanto, acho que música é uma forma de arte, que deve ser usada com responsabilidade para transmitir boas coisas. Não consigo entender música como algo que não transmita uma mensagem. Mesmo a música instrumental tem sempre algo a ser transmitido. Toda arte tem isto. Você vê um quadro, uma pessoa interpretando, um cara fotografando, tudo isto "toca" alguém. É por isso que uso com certa reserva. Música tem que ser usada de maneira correta pra não fazer mal a ninguém... só benefício.
Portal CC - Quando você não está tocando nenhuma música, quando não está exercendo sua arte, o que você gosta de fazer?
Que pergunta legal que você está fazendo, ninguém perguntou isto antes! Eu não toco violão em casa... eu não pego instrumento em casa.
Portal CC - Não?
Raramente. Eu pego violão quando tenho que fazer algum arranjo pra algum CD ou se for tocar ao vivo, daí eu crio uma coisa ou outra, mas eu não sou de pegar instrumento em casa. Silêncio pra mim é ouro. Quando eu não estou trabalhando eu gosto de silêncio, eu não gosto de ouvir nada. E pra mim é no silêncio que as coisas acontecem! É no silêncio que eu ouço as notas. Se eu vou escrever um arranjo, eu ouço aquela trompa, aquelas flauta, aquelas cordas... é no silêncio. E isto é um contraste, porque hoje em dia o pessoal não sabe o que é silêncio, né? O cara vive com um iphone na orelha, fica ouvindo música... o sujeito não para, não desacelera... Pra mim o silêncio é ouro.
E quando eu não estou fazendo isto eu gosto de coisas corriqueiras, como ver televisão, ver um bom filme, ler um livro, cozinhar, gosto de ir pra cozinha fazer bagunça, gosto de jogar conversa fora... adoro! Este ócio é maravilho. Ele me alimenta. Parece que fico à toa, mas é o ócio que me inspira, que me faz bem. Gosto de estar bem informado. Também me entristeço com qualquer notícia. Você vê alguém roubando... ando observando que cada vez fico mais caseiro. Para falar a verdade eu gostava de viajar, de sair. Ultimamente, até para ir em restaurante eu fico meio "chato". Você gasta uma grana e não come tão bem quanto comeria em casa! Acho que tô ficando mais velho... gosto de ficar em casa! Gosto de ter minha cama... nenhum quarto de hotel substitui meu travesseiro, entendeu?
Portal CC - Que outras artes te inspiram?
Dança eu acho lindo... não balé, mas a dança como expressão corporal eu gosto muito. Outra coisa é a pintura. Acho lindo qualquer tipo de pintura. E outras coisas eu considero arte: cozinhar, por exemplo. Eu acho um barato a pessoa que explora o sabor dos alimentos, que sabe que o sabor do limão misturado com mel dá uma acidez assim, assado. Eu acho uma arte cozinhar! Fotografar eu acho lindo. O olhar do fotógrafo... teve um cara que fotografou um urubu atrás de um garoto africano (uma foto de Kevin Carter, que foi publicada no mundo inteiro). Foi tão chocante o que ele viu que acabou se suicidando.
Qualquer coisa que seja criativa, que esboce criatividade, me chama a atenção. Se um cara inventou uma máquina de descascar ovo de codorna, e as pessoas se perguntam como é que o cara inventou uma coisa dessas... eu acho lindo o cara ser criativo.
A arte pra mim não se resume só às artes formais. Qualquer coisa que demonstre a criatividade do sujeito - uma palestra, uma palavra, uma música, uma frase... Gosto dos pensadores... o Duke Ellington, por exemplo, tinha frases maravilhosas jogadas ao vento. Curto o que me faz rir: às vezes, coisas tolas me fazem rir.
Eu gosto de tudo o que é criativo!
Portal CC - Que artistas da contemporaneidade - pertencentes à Igreja ou não - inspiram sua vida?
Hoje, musicalmente eu posso citar o Dori Caymmi, que é um arranjador, um compositor famoso, filho do Doryval. Tem tanta gente boa. É tão complicado citar alguns nomes... Todos os que lutaram por uma causa justa. Gandhi, Luther King.
Faz um tempo que li um livro chamado "Os outros seis dias", do R. Paul Stevens, que deixou de ser carpinteiro para ser escritor, me inspira.
Henry Nouwen me inspira. João Paulo II foi uma inspira. Egberto Gismonti, que é um cara que eu não conhecia muito, mas eu vi uma entrevista dele e fiquei abismado com a seriedade com que ele encara a música. Ele falou que se sente honrado de a música aceitá-lo há 30 anos. Madre Teresa de Calcutá. São pessoas dos quais "o mundo não é digno" (citando Hebreus 11). Passaram por este mundo e deixaram uma marca. Mandela... fora de série. Preso por tantos anos e não perdeu a esperança. Você se sente muito pequeno diante de uma pessoa assim. A humanidade do cara é muito exacerbada.
Portal CC - Tem o coração misercordioso...
Isto mesmo. Esta é a palavra certa. Qualquer forma de misericórdia me inspira muito.
Portal CC - Como você acredita que sua fé inspira sua arte?
Por saber de onde vem tudo o que eu faço e por saber que nada é mérito meu, não é merecimento, é favor divino, impagável, é graça, a fé influencia totalmente. Porque eu não consigo fazer uma música, qualquer que seja, sem falar em valores divinos. O Stenio fala que tem o mesmo dilema, que não consegue simplesmente fazer uma música só por fazer. Tem que ter algo mais!
Portal CC - Esta era minha próxima pergunta. Eu ia perguntar se você não tivesse a fé cristã, como lidaria com a música?
Eu não consigo separar. Se eu for falar da minha esposa, vou falar que ela é um presente de Deus... já tentei fazer diferente, mas não consigo. E aliás eu gosto de música que diga coisas certas. Tem música dos Beatles que fala da solidão, ou o livro que Cristianismo Criativo, coisas assim - que falam a verdade - mexem muito comigo.
Portal CC - Eu queria que você falasse um pouquinho sobre o DVD que você está finalizando... Eu soube que é o primeiro blue-ray no meio cristão...
Eu tenho tanta gente a agradecer: à Universidade Metodista de São Paulo pelo carinho, dizendo que era uma honra pra Universidade ter um DVD com meu nome... hoje, à Priscila, que proporcionou que a gente tivesse aqui no estúdio... a tantas pessoas que passaram pelo meu caminho... o Roy (do Núcleo de Artes da Metodista) e esse queridão que é o Didio (João Marcos, também do Núcleo de Artes da Metodista).
Penso que o DVD não é o total do artista, é o retrato do momento. Este momento está se prolongando, então estão aparecendo outras coisas no mei caminho. Hoje já está com uma cara diferente do que foi gravado lá (link). Tá tudo caminhando de um jeito legal. Nunca sonhei em gravar um DVD, estou todo presenteado, estou entregue.
Portal CC - Você é um cara que frequenta muito o ambiente das redes sociais?
Eu tenho minhas reservas com este mundo virtual. Lá você pode ser qualquer coisa. Se você basear sua vida num comentário feito no mundo virtual você pode detonar sua vida. Eu não me creio no que dizem na Internet porque todos os idiotas de plantão também estão por lá. Eu procuro sites que alimentam meu conteúdo de fé - que é o caso do Portal de vocês, que tem um conteúdo maravilhoso. Procuro sites de notícias boas, gente que procure a lógica, que não seja antiético. Eu leio muito e-mail... o Orkut pra mim é uma ferramenta de trabalho. Já recebi muito convite por lá. E cheguei a sair uma época por causa de alguns ataques à minha família. Gente pra criticar não falta. Você tem que se acostumar com isto e ter a consciência de qual é o seu lugar no mundo, do que Deus tem pra você pra não ficar influenciado por estas falas. Não pode pensar na possibilidade de um cara ter razão num comentário maldoso. Geralmente quem ataca você virtualmente não o conhece. As pessoas têm esta tendência de fazer um pré-julgamento. Tem hora que eu não ligo, mas tem hora que isto me afeta, sim!
Portal CC - E os comentários elogiosos...
Os comentários elogiosos eu não ligo muito, mas as críticas eu tento absorver. Eu procuro responder com gratidão, com educação, pedir que as pessoas orem por mim... Muita gente que elogia acha que você é um artista, que está em outro nível. Tem cara que pensa que você vive numa outra esfera, que vive só compondo... não se lembra que você também é marido, é pai, também tem seus problemas, seus complexos... as pessoas não conhecem você de fato. Mas eu também gosto de elogiar... e já percebi que quem gosta de elogiar também sabe receber elogio. E quando elogio, eu elogio mesmo!
Portal CC - Você acha que existe vida inteligente entre os artistas cristãos?
Existe sim. Existe vida inteligente fora dos circuitos comerciais. Existe vida inteligente em quem faz música que as pessoas precisam ouvir e não só do que elas gostam. A gente não precisa ser evangélico para ser cristão. Existe vida inteligente do ponto de vista de que Deus não é evangélico. Tem gente que já entendeu isto! Ainda existem alguns heróis. É neles em quem me apego, ouço, me inspiro... porque não é fácil você estar neste mercadão gospel... quando o dinheiro deixa de ser consequencia para ser objetivo, aí é muito chato... nada errado em ser comercial, mas existe quem se preocupa em fazer boas letras, boas melodias...

terça-feira, 24 de maio de 2011

Não te faças nenhum mal

Mensagem pregada na última Quarta-Feira

Atos 16:16 a 34

Introdução: Nos dias de hoje em que vivemos, temos tantos problemas e dificuldades, tantas coisas a resolver, que precisamos refletir se realmente nos preocupamos com as pessoas que estão sem Cristo.
Nos importamos com aqueles que estão caminhando para uma eternidade de perdição ? Ligamos de verdade para os que um dia falamos de Cristo mas por algum motivo rejeitaram? Temos orado e testemunhado constantemente por pessoas que são teimosas e não aceitam o Evangelho ? Nos importamos por aqueles que estão sendo oprimidos e presos pelas garras do Diabo? Nossos amigos e parentes ? Conhecidos do emprego, rua ou escola ?

Contexto Histórico: Paulo e Silas no cárcere em Filipos. Presos por expulsarem o demônio de uma jovem endemoninhada e com isso acabar com o esquema de lucro de comerciantes de adivinhação. Após serem açoitados, foram colocados na prisão, mas mesmo assim cantavam louvores a Deus. De repente um terremoto acontece e quebra todas as correntes dos presos. O carcereiro ao acordar, acha que os prisioneiros fugiram. Percebe que certamente seria culpado pela fuga deles e pretende então acabar com sua vida.

- A jovem adivinha estava endemoninhada. As pessoas da cidade admiravam o que ela fazia sem se importar com ela. Paulo se indigna pela situação e se importa com a jovem.
            - Enquanto muitos estão sendo usados para dar lucros em shows e demonstrações, não são vistas como pessoas com necessidades, personalidade ou sentimentos. Enquanto o dinheiro está entrando, pouco importa se a pessoa está se ferindo, física ou emocionalmente. Se não fizermos nada, sem Cristo, suas vidas continuarão na mesma.
- O carcereiro estava dormindo. Quando acorda quer se matar.
- As pessoas sem Cristo estão dormindo espiritualmente. É preciso algo muito forte, como um terremoto, em suas vidas para que elas acordem, ou percebam o que está acontecendo
- Mas ao despertarem, se não fizermos nada, as pessoas podem tomar atitudes extremas, por acharem que não há mais esperança, estão cegas espiritualmente, conforme II Corintios 4:3 e 4: "Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus".

- Precisamos dizer que há esperança. Precisamos dizer "Não te faças nenhum mal!"
- Mas nos importamos com as pessoas a tal ponto ? Realmente nos importamos ?

O que precisamos fazer para nos importarmos de verdade com as pessoas sem Cristo ?

1-) SENTIRMOS INDIGNAÇÃO PELA AÇÃO DO DIABO - vs18

- Paulo está na cidade para pregar o evangelho. A jovem adivinha está endemoninhada e declara que Paulo e Silas são homens de Deus e anunciavam a salvação.
- Uma propaganda gratuita de alguém que era ouvida na cidade. Paulo e Silas estavam sendo reconhecidos no mundo espiritual.
- Paulo poderia sentir: "É isso mesmo ! Até os demônios tem que se submeter ao meu ministério, afinal Cristo é que me chamou!" Paulo poderia aproveitar e pregar o evangelho pegando o gancho do que aquela jovem declarava.
- Mas Paulo sentiu uma indignação. "Isto não é de Deus!" O diabo não tem nada a ver comigo. Não quero a ação dele na minha vida de jeito nenhum.
* Você ainda sente indignação ao ver o diabo em ação, aprisionando as pessoas, ou você já se conformou, achando que é assim mesmo e que cada um cuide de si mesmo ? Qual é seu sentimento ao ver os telejornais ? Ainda se indigna ou a violência não é mais tão horrenda ?
* O Diabo se aproveita da mornidão e da tranquilidade ao extremo dos crentes de hoje, para prender as pessoas em suas ciladas e levar cada vez mais pessoas ao inferno. Enquanto isso, os crentes estão dizendo: "É assim mesmo, não posso fazer nada" ou "o mundo está indo de mal a pior"
* Sentir indignação é algo que deveria ser normal em nossas vidas neste mundo. Não podemos nos conformar com este mundo e com as coisas que ele possue. Se estamos conformados, tomamos a forma dele e assim nunca seremos eficazes na evangelização.
* Ficamos indignados com injustiças conosco, com roubos e mentiras que nos fazem, no máximo sentimos isso em relação a pessoas que amamos, mas dificilmente ficamos indignados porque muitos ainda não foram libertos por Cristo, e pouco ou nada fazemos para mudar isso !
- Paulo se indignou e disse para o demônio na jovem: Retira-te dela !! E ela foi liberta.
- Você pode também ser instrumento de Deus para dizer: Em nome de Jesus, seja livre !!


2-) BRADAR EM ALTA VOZ - vs28

- O carcereiro percebe que o terremoto quebrou todas as correntes da cadeia e está tudo destruído. Concluiu que os presos já tinham fugido e por temer que seu chefe o culparia pelo acontecido, saca da espada para se matar e assim, em seu pensamento errado, iria se livrar de um problema de vergonha. Preferia morrer a passar vexame.
- Paulo percebendo isso, interrompe o carcereiro gritando em alta voz: Não te faças nenhum mal !!
            * Há pessoas que estão desesperadas e precisam ser salvas de si mesmas
            * O mundo de hoje grita tanto para as pessoas que não tem mais jeito, não há esperança, que a
única forma de sermos ouvidos é BRADANDO.
            * A realidade é que as pessoas estão indo para uma eternidade de perdição sem Cristo, e seu fim será o inferno. Se não nos importarmos ao tal ponto de gritar isto em alto e bom som, como as pessoas ouvirão?
            * Para gritar é necessário ter voz, fôlego e se importar a tal ponto de querer chamar a atenção.
            * Bradar é algo significativo no mundo espiritual:
                        - João Batista gritava no deserto: Arrependam-se !
- Jesus bradou na cruz: Está consumado !
                        - Pedro gritou em Pentecostes: Arrependam-se todos e se batizem !
- Bradar aqui não é apenas falar alto, mas sim de tal forma que fique claro para a pessoa que você se importa e que ela está indo para um caminho errado. II Timóteo 4:2 - "prega, a tempo e fora de tempo"
- Está na hora de bradarmos em alto e bom som e dizermos que há esperança ! O suicídio não é a solução. As drogas não são solução. A bebida não é solução. O vício não é solução. A religião não é a solução. Suas opiniões ou idéias não levarão a solução. A solução é CRISTO !!

ILUSTRAÇÃO - Missionário entre os árabes. Ao ler Ezequiel 22:30: "E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei". - o missionário escreveu em sua Bíblia: Deus, não fica chateado não. Eu vou me colocar na brecha. Pode contar comigo.
**Jesus pode contar com você para se colocar na brecha e bradar a salvação em alta voz ?

3-) PREGAR O EVANGELHO - vs 31

- Alguns crentes até se importam ao ponto de abordarem pessoas e lhes falar de Cristo. Mas quando falam, não pregam de fato o evangelho.
- O que é pregar o evangelho?
            - Não é apenas convidar para minha igreja;
            - Não é dar um cd ou dvd evangélico;
            - Não é dizer que você não bebe ou não fuma
            - Não é apenas dizer que Jesus te ama
- Evangelizar é deixar claro que o pecado tornou o homem perdido e separado de Deus e a única forma de salvação é através de um relacionamento sério com Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou por todos nós.
- Pregar o evangelho está ligado com confrontação. Se a pessoa não se sentir confrontada com seus valores atuais e isso levá-la a se sentir perdida, nunca se convencerá que precisa ser salva.
- Pregar o evangelho está ligado com vida. Se nossas atitudes não condizerem com aquilo que pregamos, de nada vai adiantar falar. Paulo tinha a oportunidade de fugir, mas sua consciência cristã falou mais alto e ele ficou, influenciando todos os presos a fazer o mesmo.
            *Paulo respondeu as perguntas do carcereiro expressando a essência do evangelho. O carcereiro se sentiu perdido e por isso entendeu que precisava de salvação
            * Paulo afirmou que ele precisava crer em Cristo e receber a promessa de que toda sua casa seria abençoada por sua decisão.
- Qual o evangelho que você tem pregado ? As pessoas estão sendo influenciadas pelas suas atitudes e por aquilo que você fala de Deus ?
- Se nos importamos de fato com as pessoas perdidas, passamos a viver uma vida cristã de fato e de verdade.
**I João 3:18 - Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.

4-) ESTABELECER RELACIONAMENTOS - vs 34

- A pregação do evangelho abre portas para um novo dia, um novo momento na vida das pessoas. Essa abertura tem que ser aproveitada e utilizada da melhor forma possível. Não se pode desperdiçar uma chance sequer.
- A conversão e a transformação da vida da pessoa, dos valores antigos e do mundo para os valores de Deus pode levar um tempo. Para garantir que haja essa transformação, nada melhor do que estabelecer um relacionamento com as pessoas, onde se possa conversar, tirar dúvidas, se relacionar com as pessoas durante o tempo necessário.
            *Paulo foi na casa dos parentes do carcereiro, pregou a eles e foi ajudado por eles
            * Batizou alguns e comeu uma refeição na casa do carcereiro.
            * Refeição à mesa demonstra hospitalidade, abertura de espaço para uma intimidade maior. Só chamamos para nossa mesa pessoas que gostamos ou que temos aliança, afinidades com ela.
- Ao pregarmos o evangelho, deixamos os resultados com Deus, mas precisamos ter a expectativa de que ao entender o evangelho, as pessoas desejarão saber mais e se aprofundar. E para isso, nada melhor do que termos comunhão em uma casa ou grupo pequeno.
- É preciso que estejamos dispostos para abrir nossos lares e corações, dar de nosso tempo para investir com as pessoas que querem saber mais de Deus e da Palavra.

CONCLUSÃO
"Manifestavam grande alegria por terem crido em Deus" - vs 34b
- Paulo e Silas se importaram com as pessoas de Filipos a tal ponto de saírem de sua terra, e irem até eles para pregar o evangelho.
- Quando chegaram na cidade demonstraram sua preocupação com a vida espiritual das pessoas
- Foram instrumentos de Deus com suas vidas e palavras, para que a salvação chegasse a Filipos.
- Por causa da pregação e porque se importaram com as pessoas, foram açoitados e maltratados
- Isto resultou em libertação para a jovem e em grande alegria para a família do carcereiro e todos os seus.

Você também pode fazer como Paulo e Silas. Convidar pessoas para participarem das reuniões em sua casa e apresentar o evangelho a elas da forma correta e bíblica.
  
Você se importa com as pessoas sem Cristo ? Você quer dizer Não te faças nenhum mal  a elas ??
Você está indignado a tal ponto de querer bradar em alta voz e pregar o evangelho às pessoas de tal forma que haja o início de um relacionamento espiritual ??

Você tem expectativa que as pessoas sem Cristo que você conhece possam sentir grande alegria por terem crido em Deus e serem gratas a você que lhes falou do evangelho ?

Então arregace as mangas e vamos ganhar almas.

domingo, 15 de maio de 2011

Da Morte para a Vida até a glória de Deus

Amados,

Segue abaixo uma mensagem pregada pela Pra. Viviane. Benção !!

---------------------

João 11:1 a 44

Tudo quanto pedir a Deus to concederá.
Deus escuta quando falamos com ele, só de falarmos ele fica atento em te dar atenção, tudo que você pensar Jesus já sabe a onde queremos chegar.
No livro de João capítulo 11 pode ver que Jesus domina toda a situação e vendo a insegurança de Marta e Maria.
A preocupação com alguém ou situação que causa dor por dias, meses e até anos tem significados importantes para Jesus e você.

1- Deixando Jesus controlar.
Lendo este texto, vemos que Lázaro esta enfermo e mandaram a Irmã de Lazaro para dizer a Jesus aquele a quem tanto amas está enfermo.
Olha quem tem o controle Jesus estava deixando bem claro diz a palavra do Senhor.
Que aquela situação é para o nome dele ser exaltado, muitas vezes não entendemos que tudo tem propósito sua vida nunca mais vai ser a mesma com esta experiência. 

2-Jesus vê sua dor sim - vs 4 a 9
Jesus demorou dois dias pra ir a Judéia. Mesmo que os judeus procuravam apedrejá-lo, nada o impediria a glorificação do filho de Deus na morte de Lazaro. Todos veriam sua gloria.
Deus é glorificado quando você morre para o mundo e vive para Ele.

3- 12 horas do dia. Esta hora tem significados versículo 9, que todos nós sabemos:
- 12 tribos de Judá;
- 12 discípulos para a excelência da glória de Jesus.
Começam as doze horas na vida de alguém como você esta vivendo na espera das mudanças vive dias de seca intensa, Jesus só foi ao encontro de toda a situação da certeza, decisão.

4-Ele agitou-se no espirito.
Jesus é sensível. Vendo Maria chorar, ele viu que a glória seria manifesta naquele lugar. O amor de Deus é grande por nós, que ele viu nossas fraquezas e nossas dores. Você verá que a alegria vem pela manhã, a morte de Lazaro trouxe tristeza, dor, insegurança, escamas nos olhos, perda de visão, na situação que Jesus decidiu que você precisa passar para que cada amanhecer você não seja a mesma pessoa sempre.

Você acha que Marta, Maria e Lazaro tiveram os mesmos hábitos, as mesmas atitudes sempre? Jesus mudou a vida espiritual deles, deixou de ser uma vida de tradições judaicas e terras secas para profundidade e amadurecer. A gloria de Jesus será manifesta na hora da sua morte.

Conclusão:
Lázaro morto dentro de uma gruta fazia quatro dias e mesmo assim Maria diz: “Senhor ele cheira mal”. Jesus responde que se ela cresse, veria a glória de Deus.
Todos verão com seus próprios olhos a morte não ter domínio sobre Lázaro. A morte não tem domínio sobre você.
A igreja está passando por dias de morte e seca. Mas a sua decisão deve ser querer morrer, para que ao amanhecer a glória dele seja manifesta na sua vida. Não ter mais os hábitos de viver sempre aquilo que não saia do controle.Saia da gruta do pecado e venha para a vida.

Viviane Silva

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Somos Filhos de Deus

Amados,

Não é de hoje que vejo crentes que não entendem direito o que é ser Filho de Deus. É um dos fundamentos da fé cristã mais esquecidos que existe. Parece que acham que o sacrifício que Jesus fez na cruz foi fácil e que qualquer coisa que fizermos pode macular esse ato e nos levar de volta para o domínio do pecado. Crentes que são inconstantes, uma hora estão bem e outra estão mal, geralmente tem problemas nessa área. Não entenderam ainda o que é ser filho de Deus.


A Bíblia afirma que os crentes são filhos de Deus, porque ELE nos deu essa condição (João 1:12). Também afirma que a salvação não é por obras, mas por fé nEle (Efésios 2:8 e 9). E mais: diz que não estamos mais sobre o domínio do pecado e que agora não somos nós mesmos que controlamos nosso ser e sim CRISTO (Gálatas 2:20). Baseado em tudo isso, como alguém pode achar que simplesmente por pecar, seja em atitude ou pensamento, perde a posição de Filho ? Ou recebe pontos negativos de Deus, que somados resultarão na perda da salvação ? Isso é um absurdo anti-bíblico e uma mentira do Diabo, que tem conseguido enganar a muitos cristãos, para que vivam com medo de Deus achando que a salvação é um cristal muito delicado e que precisam levar com muito cuidado, pois qualquer batidinha, ela se quebra. Ao invés disso deveriam viver desfrutando a posição de filhos e lutar contra o mal.
Muitos querem afirmar que essa verdade que estou dizendo é uma linha de pensamento calvinista e que crer que "uma vez salvo, salvo para sempre" é errado. Primeiro que quem diz isso não sabe nem o que é ser calvinista, pois o próprio João Calvino não era tão radical como a sua teologia foi formulada. Segundo que essa frase "uma vez salvo, salvo para sempre" é mais um chavão evangélico dentre os muitos existentes, que de tanto se repetir mecanicamente perdeu o seu significado correto.


O que a Bíblia afirma é que se alguém nasceu de novo é uma nova criatura (II Cor. 5:17) e se ele realmente se arrependeu do pecado original, entrou no processo de regeneração, foi justificado e santificado ELE ESTÁ SALVO PARA SEMPRE !!!!!! Afirmo isso sem nenhuma sombra de dúvida. O problema é que existem as pessoas que se desviam da fé, os chamados "desviados" que servem de exemplo para quem não crê na salvação eterna, dizendo que conhecem alguém que se "converteu" e depois caiu e voltou para o mundo. O que acontece é que esses "desviados" são pessoas que:


a-) Nunca se converteram de verdade. Apenas se convenceram e passaram a ter uma vida no estilo de crente. Falar a mesma língua, imitar, etc, mas não houve novo nascimento ou;
b-) Essa pessoa não se desviou da fé e sim da igreja. Precisando ser acompanhada e discipulada para deixar de praticar erros que não são mais de sua natureza. Mas por falta de acompanhamento ainda acontecem.


Esse assunto pode se tornar polêmico e não vou aqui esgotá-lo. Mas resumindo, não estou dizendo que uma pessoa ao se converter pode fazer o que quiser, pecar e aproveitar porque já está salva mesmo. Isso NÃO É salvação eterna. Isso é sem vergonhice. Até porque o texto de Filp. 2:12 diz para DESENVOLVERMOS a nossa salvação, ou seja, ao sermos salvos não podemos ficar parados, estacionados na fé. A questão é que somos filhos de Deus, comprados por um alto preço que foi o sangue de Cristo na cruz e isso nos dá o direito de herança do Pai. E a presença do Espírito Santo em nós é a garantia que um dia ele irá voltar para buscar o que é seu (Efésios 1:13 e 14) e reunir em um só lugar toda a sua família, o Reino de DEUS.
Amém amado ? Fique tranquilo, se você é um filho de Deus, ELE te ama incondicionalmente e nada do que você faça pode colocar ou retirar algo do amor de Deus por você. Receba essa Verdade Libertadora, porque a Bíblia diz: "Conhecereis a verdade e a verdade te libertará" (João 8:32).

sexta-feira, 6 de maio de 2011

PRECISAMOS DESESPERADAMENTE DE UM AVIVAMENTO


SALMO 127: 1 e 2


INTRODUÇÃO: Em um relacionamento que está começando, a paixão é essencial. Dá vida, cor e sabor ao relacionamento. Até as pequenas e insignificantes coisas são importantes e notadas como coisas boas. Tudo é bonito, azul e perfeito. Não se pega no pé um do outro por qualquer coisa e a coisa mais importante para nós é a outra pessoa.
Quando já estamos juntos há muito tempo, se não mantivermos a paixão, as pequenas e insignificantes coisas tornam-se pedras de tropeço. Brigas e discussões começam a ser constantes e os erros e imperfeições são notados com mais frequência.
Somos a igreja, a noiva de Cristo. Ele é o noivo. No início da conversão e de qualquer início como igreja, a paixão por Deus e sua obra nos contagia de tal forma que não ligamos para os pequenos detalhes e imperfeições. Pensamos apenas no objetivo.
Mas quando a paixão por Cristo esmorece, esfria, tudo e todos estão errados. As críticas passam a ser frequentes e o que é mais importante ou é deixado de lado ou tentamos fazer do nosso jeito.
Por isso precisamos desesperadamente de um AVIVAMENTO. Que nos devolva a paixão e a alegria de fazer as coisas para Deus.

Na história da igreja, Deus sempre interveio com ondas de avivamento, que vieram e moveram homens e mulheres de Deus a serem novamente apaixonados por Jesus e se importarem com aquilo que Deus se importa. Adorar de forma espontânea e viva e ganhar vidas para Cristo. Igrejas frias e engessadas foram abrasadas pelo fogo do Espírito. Crentes mornos foram aquecidos pela fornalha ardente de Deus.

Quais são os sintomas da falta de avivamento ?

1-) ADORAÇÃO MECÂNICA
            Adorar a Deus deve ser o centro de nossa vida. Quando esta atividade começa a ficar pesarosa, difícil e chata, precisamos de um avivamento.
- Salmo 73:13 e 14 - Salmo de Asafe - Está adorando no Templo, mas com um espírito errado. Precisava urgentemente de avivamento, o que acontece no verso 25 e 26.
- Adoração como estilo de vida - Se a nossa vida não tem adoração, nossa adoração não tem vida !!
- Quando cantamos as letras das músicas sem pensar em seu significado. Quando ouvimos a Palavra de Deus, mas a esquecemos na porta da igreja, quando oramos contra as pessoas ao invés de orarmos a Deus, precisamos urgentemente de um avivamento.

*Ilustração - Participação em um evento de 24 horas de louvor - Intensidade quebra a adoração mêcanica.

Avivamento traz uma vida de adoração espontânea e viva, alegre e contagiante





2-) FALTA DE HUMILDADE E SUBMISSÃO
Zc 4:6 - Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor.

- Quando queremos resolver tudo do nosso jeito, com nossa força, está faltando avivamento.
- Quando queremos que nossas idéias prevaleçam as dos demais, toda hora, falta avivamento.
- Ser humilde é aceitar que não sabemos de tudo, não podemos fazer tudo e precisamos uns dos outros. Seja na igreja, em casa, na família, no emprego.
- Quando eu não tenho ninguém acima de mim e não vejo ninguém capaz de me ensinar as coisas na vida e não me sento para ouvir e concordar com alguém, falta avivamento.
- Os grandes avivamentos do passado trouxeram humildade aos crentes e submissão aos líderes e pastores.
*Ilustração - CRUZADAS BILLY GRAHAM - Mobilização de todas igrejas e pastores em prol da cruzada.

Avivamento traz humildade e submissão e desejo de servir e de não aparecer.

3-) COMUNHÃO E CRESCIMENTO ESPIRITUAL LIGADO A FÓRMULAS
Atos 2:42 a 47 - ...o Senhor ia acrescentando os que iam sendo salvos

- Doutrina dos apóstolos - PALAVRA
- Partir do pão - COMUNHÃO
- Orações

- Quando o simples prazer de ler e ouvir a Palavra de Deus e o desejo de orar tempos de qualidade ao Senhor desaparecem, falta avivamento.
- Em troca disso, muitos tem substituído a Palavra por pregações da moda; oração por campanhas de 7 ou 9 dias, adoração por cds de grupos do momento.
- Quando usamos muletas para andarmos na presença de Deus, falta avivamento.

Avivamento traz desejo ardente por ler a Palavra e orar desesperadamente ao Senhor

4-) ORGULHO
I Co 3:6 e 7 - Deus é que dá o crescimento

- O Orgulho é o pecado que fez Lúcifer se tornar Satanás. Um querubim ungido se tornou o adversário da humanidade, por causa do orgulho.
- Quando brincamos com o orgulho e não damos toda a glória a Deus, falta avivamento.
- Achamos que somos alguma coisa e que por nossa causa as coisas acontecem. Mas nem Paulo, nem Apolo eram alguma coisa, mas DEUS é que dá o crescimento, é que é o mais importante. Tanto na igreja como na nossa vida.
- O orgulho também se evidencia quando há dureza de coração. Quando não há quebrantamento, o orgulho impera e falta avivamento.
- Avivamento traz quebrantamento e derramar de toda nossa vida perante o Senhor.
*Ilustração - Avivamentos do passado levavam milhares a se prostrarem e declararem que são pecadores e que precisavam de arrependimento e quebrantamento.
CONCLUSÃO
- Apocalipse 2:4 - Lembra-te de onde caíste, arrepende-te e volta a prática das primeiras obras...

As primeiras obras de um artista são sempre as melhores. A liberdade, autenticidade e paixão que tinham no início foram esquecidas com a fama e a pressão de repetir o sucesso da primeira vez.

- Deus não precisa de nossa perfeição, porque Ele é perfeito
- Deus não precisa de nossa santidade, porque Ele é santo
- Deus não precisa de nossa sabedoria, porque Ele é onisciente
- Deus não precisa de nossas obras porque dele por ele e para ele são todas as coisas
- Deus não precisa de nosso dinheiro porque Ele é o dono do ouro e da prata

Deus precisa de nossa paixão por Ele. Intensa e despretensiosa paixão por Ele, Ele e apenas Ele.

Quando estamos apaixonados por Cristo, a nossa perfeição, a santidade, a sabedoria, o trabalho e o nosso dinheiro são todos ofertados ao Senhor e somos usados por Ele.

Vamos pedir desesperadamente por um Avivamento !! Ele ouvirá dos céus e derramará !!

Paz,

Pr. Leandro

domingo, 1 de maio de 2011

Ebooks à venda

Meus queridos,


R$ 20,00

R$ 10,00

Estou colocando meus livros à disposição para venda através do formato Ebook-PDF. Os títulos disponíveis por enquanto são "Lições de Deus no Deserto" e "Janelas da Minha Alma".

Para adquirir basta clicar no botão do PagSeguro, no menu direito do blog. Você será remetido à página do PagSeguro, uma empresa do Grupo Uol, das mais idôneas no mercado hoje. O cadastro é rápido e fácil.

No formato tradicional, o Lições de Deus está esgotado em sua primeira tiragem e o Janelas.. você precisará entrar no site http://www.clubedeautores.com.br/   para comprá-lo.

Pretendo colocar minhas mensagens em áudio também para serem adquiridas via PagSeguro e posso enviá-las pelo correio ou colocar um link para baixar na internet.

Agradeço desde já todos os que puderem ajudar este ministério.

Paz

Leandro Silva









Entrevista com Nelson Bomilcar

Gente,

Como sabem eu perdi o blog anterior. E gosto muito desta entrevista com Bomilcar. Ele me conhece desde pequeno, praticamente me pegou no colo. Um homem de Deus com opiniões firmes. Um pioneiro do Louvor e adoração aqui no brasil.

Desfrutem da entrevista.

Paz

Leandro Silva
---------------------------

por Ana Claudia Braun Endo

Há tempos que queríamos entrevistar o pastor, músico e compositor Nelson Bomilcar. Grande incentivador dos projetos liderados pela W4 Editora e pelo Portal Cristianismo Criativo, aonde é colunista, Nelson tem sido um daqueles amigos presentes e entusiastas de boas coisas ligadas à cultura e às artes em geral, especialmente aquelas que tenham a ver com música e brasilidade. Na entrevista a seguir ele fala sobre seu primeiro contato com o meio musical, a influência familiar, as inspirações de músicos pelo Brasil afora e a paixão pela igreja, fé, arte e música brasileira contemporânea. E também, é claro, sobre o Programa Sons do Coração, que acaba de completar 5 anos de vida e aonde atua como apresentador e desenvolve seu lado radialista. Com vocês, Nelson Bomilcar.
Cristianismo Criativo - Gostaria que você contasse um pouco sobre você e seu trabalho... Qual seu primeiro contato com a música? Quando começou a tocar e a compor?
Nelson - Falando sobre mim então: sou um brasileiro simples, que gosta de viver, que ama a família, que gosta de esporte e tem o coração esverdeado palmeirense, que gosta de gente e ter amigos, que curte arte em geral, em especial música e cinema, que ama o Brasil, sua gente, sua comida, suas praias e interior de São Paulo, que ama hoje o evangelho de Cristo, e um eterno inconformado com todo tipo de injustiça. Nesta caminhada tenho aprendido a ser marido, pai, músico, compositor, escritor, comunicador, cristão e pastor.
Meu primeiro contato com a música foi em casa, com minha mãe Laura, que era cantora da rádio São Paulo, crooner de orquestra, pianista e violonista de mão cheia. Ela trouxe a boa herança da música brasileira e internacional, de Inezita Barroso, Dorival Caymmi, Emilinha Borba, Dalva de Oliveira, Altamiro Carrilho, Judy Garland, Sinatra, Chico Alves, Sílvio Caldas, Orlando Silva. Depois fui seguindo a influência do meu irmão, também músico, Roberto Bomilcar, estudando vários instrumentos e ouvindo João Gilberto, Jobim, Jorge Ben, Gil, Elis, Som Três, Zimbo Trio, Pixinguinha, Adoniran, O Quarteto, Dave Brubeck, Bill Evans, Beatles, Bob Dylan e tantos outros.
CC - O que música e arte significam pra você?
Nelson - Arte não tem definição rápida e completa. Tem uma dimensão muito ampla, quanto pessoal e intimista. Para mim é o que você aprecia e enxerga dentro de seus padrões e informações do belo e da estética. Arte é expressão, registro ou linguagem da criatividade doada pelo Criador aos homens. É expressão legítima de sentimentos, percepções, reações e convicções à luz das heranças educacionais, sociais, geográficas e estéticas de cada criador ou espectador. Música e arte, em geral, são expressões da mente, do corpo, do coração e da alma, onde estão presentes o divino e o humano. São manifestações e expressões relacionais entre quem cria e quem aprecia. Portanto, cada um reconhece ou atribui valor ou não à luz de “seus olhos, ouvidos ou emoções”. Música sempre foi um pouco do oxigênio respirado 24 horas em minha casa e continua sendo.
CC - Quais são os poetas-músicos da contemporaneidade, pertencentes à Igreja ou não, que mais inspiram você?
Nelson - Michael Card, Jorge Camargo, Gladir Cabral, Guilherme Kerr, Carlinhos Veiga, Rubem Amorese, Vandilson Morais, Daniel Maia, Gerson Borges, Stênio Március, Silvestre Kulmann, Chico Buarque, Fernando Brant, Lô e Márcio Borges, Roberto Diamanso, e os sempre contemporâneos infelizmente não mais entre nós: Sérgio Pimenta, Jorge Rehder, Keith Green, Vinícius, Mário de Andrade, Fernando Pessoa.
CC - Poderia citar uma de suas música preferidas e contar por quê?
Nelson - "Fé cega, Faca Amolada" (Milton e Ronaldo Bastos). Ela é um misto do que senti no passado - no final do regime militar - de indignação e de esperança, que sinto hoje ao ver ainda o autoritarismo e a manipulação presentes dentro da instituição-igreja, principalmente em sua liderança. E ainda resquícios num país aonde não se presta contas de nada e não existe exemplo de autoridade, ética e justiça. Reflete também um coração inquieto e esperançoso para o amanhã, pois a fé tem um grande significado e  repercussão no que sou e faço hoje. Fruto deste tempo muitas coisas  e movimentos nasceram, inclusive o trabalho da música popular cristã brasileira, com gente que balizou da fé cristã e arte para uma geração. Todo o CD "Minas" e o conteúdo do Clube da Esquina me emocionam até hoje. Junto a esta música, cito outras brotando da fé em Jesus Cristo: as músicas "Claridade", do Gladir, e "Adorador", do Jorge Camargo, e que procuro viver em minha devoção, prática e espiritualidade hoje. Amizade com Deus e com as pessoas são estes caminhos.
CC - Como a fé influencia sua arte?
Nelson - A fé, simples e profunda, complexa e misteriosa, que fortalece e fragiliza, nutre muitas vezes a criação. A arte, além de pessoas com quem convivo e convivi, é depositária destas impressões. Através dela vou deixando registrado como compreendi ou não a complexidade da vida.
Pela fé, percebo a integração contínua do Criador com sua criação. Através dela fiz uma releitura de tudo que recebi, vivi no passado, absorvi na mente e com as emoções. A fé repercute em tudo o que escrevi, musiquei, produzi e rega de forma intensa o que faço hoje. Fé continua sendo um caminho a ser descoberto em todo o seu mistério, doada ao nosso coração, que vai nos capacitando a ter certeza nas coisas que se esperam e a ter convicção de fatos que se não vêem. Se você escutar as músicas que fazia no tempo do Grupo Semente, você poderá identificar o que estou falando hoje, de forma intensa, no que toco e prego. Na arte, a fé se manifesta quando crio e quando não. Num acorde, numa melodia, numa produção longa e que exige disciplina, na integração que procuro fazer entre os músicos e que gera comunhão. No silêncio, no observar e contemplar a arte de outros, também desfruto da experiência da fé. Através da fé pude me lidar com minha humanidade e ter coragem para me expor em minha música, autorias, produções e ação pastoral. A fé me trouxe a dimensão da eternidade e da finitude de tudo que faço.
Muitos nem lembrarão do que fiz em termos de arte. Já acontece hoje comigo e com muitos que, mesmo depois de três décadas,  já são hoje ilustres desconhecidos, apesar do que fizeram de valor. Portanto, tente fazer arte na medida do possível, para alegrar primeiramente o coração do Criador, pois muitas criaturas jamais ouvirão ou verão o que você fez. Que sua arte traga alegria para seu coração também. E celebre quando alguém notar, ver, escutar, apreciar, ou for tocado por sua arte!
CC - Na sua opinião, qual o papel da arte na Igreja?
Nelson - Espelhar a maravilhosa criatividade e genialidade de Nosso Deus, dando testemunho de sua presença, para que, ao apreciá-la, possamos adorar a Deus e reconhecer o seu poder presente na vida e criatividade dos seres humanos que inspira. Para mim, ela faz parte da revelação progressiva e eterna de Deus e que ele bondosamente nos compartilha para que a desfrutemos e apreciemos em Sua companhia. Por isso, não podemos nos contentar em sermos medíocres no que fazemos para o grande Artista. A arte é caminho de conexão com outros seres humanos e pode nos ajudar a crescer e conhecer a outros. Admirando a arte podemos admirar a Deus, as pessoas e desfrutar da vida. A arte também educa, conscientiza e pode produzir mudanças. É passiva e pró-ativa. É caminho desejável para a igreja sempre! A arte é sagrada para quem faz e lugar do sagrado para quem reconhece sua forte ligação.
CC - Que sites você costuma frequentar na web? O que você indicaria para nossos leitores?
Nelson - São muitos e não somente no campo das artes e da música. Convido aos leitores então a entrarem no meu site www.nelsonbomilcar.com.br e verem ali minhas sugestões em sites de arte, adoração, música,missões urbanas, missão integral, cultura, projetos sociais, links, etc.
CC - Poderia nos contar como começou o programa Sons do Coração? Como é o dia-a-dia da gravação?
Nelson - O programa Sons do Coração foi apresentado inicialmente para a comunidade portuguesa e brasileira em Vancouver, Canadá  (1998 e 1999) pelo pastor Nelson Monteiro (casado com uma canadense e hoje em Recife), que cuidava de uma comunidade na Broadway Church. Eu co-produzia, junto com meus filhos, a parte musical. Era um programa de música brasileira que fazíamos na Multicultural Rádio, e tocávamos algumas músicas evangélicas. Era um misto de espaço cultural, saudades do Brasil e caminho evangelístico. Quando voltei para o Brasil e conversando com irmãos da Transmundial, apresentei o programa e adaptei o foco para falar sobre arte, adoração e música cristã brasileira. O espaço foi aberto pela querida rádio Transmundial e é hoje transmitido também em Portugal pela rádiobíblia www.radobiblia.org  Hoje já no seu quinto ano, o programa tornou-se o único acervo de rádio contínuo da música feita por autores, compositores, e ministérios cristãos brasileiros, que conta e canta a história destes últimos 40 anos. Tenho uma alegria enorme em divulgar o que tem sido feito por autores e músicos brasileiros, a cultura brasileira presente, e dar acesso aos que dizem (pastores, líderes, músicos, coralistas) não conhecer músicos cristãos brasileiros e seus trabalhos. Não tem mais desculpa pela ignorância, preguiça e pelo não uso de música brasileira nos cultos públicos. A rádio e a internet estão aí. É só sintonizar o Sons e seu acervo em podcasts. E agora temos o espaço do Plataforma também pela internet.
CC - E suas andanças pelo Brasil afora?
Nelson - É ambíguo o sentimento e percepção do que tenho visto. Viajo tocando em muitos congressos e encontros de música e adoração, em encontros de missão integral, em treinamentos de juventude, pregando em igrejas, dando aulas em diversos seminários e treinamentos missionários. Interajo também através da rádio com ouvintes do país inteiro. O Brasil continua sendo um grande desafio para a igreja. Nosso grande desafio continua sendo a encarnação e presença na vida e na vida de gente, com suas dores, tristezas, esperanças e alegrias. Encontramos hoje um mundo chamado gospel alienante e avassalador em nosso contexto, retalhando, distorcendo, mentindo e enganando o povo, escondendo o verdadeiro evangelho do reino. A igreja sente falta dos mestres da palavra. A Igreja está ausente dos espaços culturais e na criação. O evangelho veio redimir a cultura e as pessoas.
Precisamos nos reconciliar com nosso Deus, com nossa cultura, precisamos nos reconciliar com o povo brasileiro a quem dizemos servir, precisamos continuar fazendo arte e música, mesmo que pela marginal, com consciência de nosso papel para servir, amar, levar o evangelho, e deixar registrado em poemas, canções, partituras, pinturas, literatura, danças, artesanato, TV, teatro, cinema e tantas outras manifestações artísticas. Deixar a arte se integrar, participar, atuar constantemente  em obras de amor, socorro, misericórdia, onde a justiça de Deus é vivenciada e a dignidade do ser humano é um valor a ser preservado.
Creio que este Fórum do Cristianismo Criativo e outros eventos feitos devem fomentar e ajudar nesta conscientização e mobilização. Não só refletir, mas fazer de fato. E construirmos uma teologia das artes correta. Trabalhos como da ABU, MPC, JOCUM, JV, ISA, CC, ajudam em muito na formação espiritual e mentoria da juventude e no surgimento de artistas para lidarem com liberdade, ousadia e sabedoria na implantação do reino de Deus.
CC - Com quais compositores você mais gostou de compor, cantar, tocar, enfim, compartilhar sua arte?
Nelson - Já citei vários e sempre corro o risco de esquecer outros, pois trabalhei e trabalho ainda com muita gente. Minha caminhada e produções testemunham isto. Aqui vai um pouco do meu “clube da outra esquina”, com compositores, cantores, músicos, arranjadores, etc: Pimenta, Guilherme, Rehder, Camargo, João Alexandre, Gerson Ortega, Edy Chagas, Daniel Maia, Quico Fagundes, Arlindo Lima, Marcos Mônaco, Carla Bomilcar, Felippe e Raquel Figueiredo, Karen Bomilcar, Juliana Pimenta, Carlos e Eduardo Sider, Bruno Migotto, Marinho Lemes, Marinho Andreotti, Rogério Bocatto, Hélio Campos, Quarteto Vida, Erlon Lemos, Armandinho,  Giroux Wanziler,  Adhemar de Campos e Asaph Borba na adoração congregacional. Nas produções e nos arranjos, cito alguns com quem trabalhei ou trabalho com prazer: Maurício Caruso, César Elbert, Thiago Pinheiro, Davi Neto, Woody Carvalho, Maurício Domene, Willians Costa Júnior, Marcos Cavalcante. É bom trabalhar com amigos e bons artistas.
CC - Qual música, CD, DVD, ou livro você gostaria de dedicar e/ou indicar aos nossos leitores?
Nelson - Indico o livro-CD "Somos Um", do Jorge  Camargo; o CD "Nordestinamente", do Gerson Borges; o DVD "Casa Grande", do Gladir Cabral; o livro "Adoração, Louvor e Liturgia", do Rubem Amorese, o livro "Missão Integral e Ecologia" e todos os outros da W4 Editora e também o livro "Fé Cristã e Cultura Contemporânea", da Ultimato.
CC - Existe vida inteligente entre os artistas cristãos?
Nelson - Olha o Seginho Groisman aí gente, do Altas Horas para o Cristianismo Criativo, hehehehe. Creio que tem muita gente inteligente sim, mas a sabedoria nem sempre está com eles. Sabedoria parece que continua morando com gente humilde, ou com os “símplices” do Salmo 19. Bem, já citei vários artistas inteligentes anteriormente e não desejaria ser repetitivo. Do nosso pedaço brasilis, por exemplo, é só conhecer o trabalho em várias áreas do Rubem Amorese.  Escritor, poeta, músico e atuando em tantas vertentes da comunicação e do evangelho e sempre com qualidade e profundidade. Sendo mais abrangente e considerando pastores como poetas de palavras, cito alguns como Ricardo Barbosa, Eugene Peterson, Ariovaldo Ramos, Ed René, Karl Kepler e Élben César. Puxa, quanta gente boa!

fonte: www.cristianismocriativo.com.br