Bem Vindos

Amados


Este é nosso novo endereço na web.

Para dúvidas, sugestões, convites, mande um e-mail para:

leviartisa@gmail.com

domingo, 28 de agosto de 2011

REEVANGELIZAR É PRECISO !!


“Vós sois meus amigos se fazeis o que vos mando” – João 15:14


Uma coisa eu tenho pensado nestes últimos tempos. Que evangelho é esse que estamos vendo e ouvindo ? De onde raios ele saiu ?

Ao pregar por igrejas e dar aulas em vários lugares tenho recebido perguntas de alunos e conversado com pessoas em igrejas que me falam de um evangelho que eu não conheço a procedência.

De onde vem essa idéia de que se eu pecar contra o Espírito Santo eu não tenho mais perdão, então posso ir para o mundo e pecar a vontade porque não tem mais jeito pra mim ?

De onde tiraram que só através de participar de programações, semana após semana, em um local estaremos seguros e garantiremos um lugarzinho no céu ?

Porque igrejas não tem dado mais ênfase na questão do sexo antes do casamento, e jovens namorados e noivos estão tendo relação sexual adoidado, inclusive dentro da casa dos pais e dizem que seus pastores não acham isso pecado ?

Onde está a humildade e a mansidão dos servos de Deus ? Onde estão os crentes com verdadeiro coração de servo, para servir sem querer nada em troca, investir suas vidas, dinheiro, tempo e projetos em pessoas para que a glória seja de Deus ?

Quem inventou esta “carreira cristã” que temos em nosso meio, onde a pessoa começa de obreiro, vira cooperador, diácono, evangelista, presbítero, pastor, bispo, apóstolo e etc ? Só faltam os cargos de querubim e vice-Deus !!

E não estou nem citando os evangelhos da prosperidade, da “fé inteligente”, da determinação, do judaísmo dentro da igreja, das ofertas de R$ 900,00, dos 7 minutos para meia noite, do copo com água, e etc e etc.

O texto acima diz que Jesus nos considera amigos, mais próximos, chegados dele, quando o obedecemos. A igreja Brasileira está obedecendo a Jesus ? É só dar uma lida nas bem aventuranças (Mateus 5, 6 e 7) e o capítulo 9 de Lucas que fica claro que esquecemos quem é o verdadeiro dono e proprietário da igreja. Nestes textos vemos o perfil do Reino de Deus, o caráter do discípulo, e a prática que devemos realizar na igreja.

Frente a isso, eu não tenho dúvidas de que para a igreja brasileira hoje só tem um jeito: a Reevangelização !!

É isso mesmo. Não tem mais jeito para a igreja brasileira. Onde estamos é um lugar sem volta. Só um avivamento poderoso de Deus para nos transformar e nos reconverter.

É preciso uma reevangelização. Profunda e extensa. Creio que era mais ou menos isto que Lutero pretendia ao afixar as 95 teses na porta daquela igreja.

Eu não pretendo ser um Lutero, mas creio que é necessário afixar algumas teses aqui, como decretos que devem ser urgentemente praticados em nossa igreja. Aqui vão alguns deles:


1-) Que todos os líderes e pastores sentem no banco para serem discipulados. Que tenham um discipulador sobre si, mais velho e com mais experiência, que acompanhem sua vida e que estes prestem contas de suas vidas;

2-) Que os dons espirituais sejam estudados, descobertos e praticados na igreja. Quem não é pastor que entregue o cargo. Quem é profeta que profetize ! Que se organizem lideranças plurais nas igrejas locais, como a Bíblia cita que em cada igreja nas cidades haviam presbíteros e não um líder apenas.

3-) Que os “apóstolos” auto-denominados façam como realmente um apóstolo faz. Abram igrejas, plantem princípios, estabeleçam líderes locais e saiam !!! Recomecem tudo novamente em outro lugar;

4-) Que os “missionários” que só querem ir de igreja em igreja sem projetos concretos e sem uma igreja local que os envie e que seja o referencial, voltem para o banco e aprendam a fazer missões do jeito bíblico;

5-) Que os levitas entendam que levitas somos todos os crentes. O sacerdócio de todos os crentes é um legado da reforma Protestante, que resgatou este princípio. Ministério de música é uma função apenas e não é desculpa para não fazer nada na igreja.

6-) Que os crentes em uma igreja local cresçam na graça e no conhecimento da Palavra através de discipulado com líderes mais maduros, e que se reúnam em grupos pequenos para praticar a comunhão e o ajudar uns aos outros. A celebração maior em um local deve ser o ponto máximo da semana, mas o dia a dia é no grupo pequeno, apoiando, orando, aconselhando, advertindo, ajudando uns aos outros.

7-) Que acabem os programas de rádio e TV que não tem condições de se manterem no ar. A mídia deve ser utilizada para pregar o evangelho, mas ela tem preço. E a igreja não pode ser extorquida em nome de um pretenso ministério que não se mantém. Se Deus chamou Ele vai suprir. Se não, que feche !! O evangelho não está preso a rádio e TV;

8-) Não para a cobrança de cachê, em hipótese nenhuma. Oferta de amor nos cultos e eventos deve ser a prática. Despesa com transporte e viagem é uma coisa, exigência de R$ 5.000,00 para “adorar” ou “pregar” em um culto ou evento é outra completamente Diferente;

9-) A fama é desnecessária para o cristão. A estrela da manhã é JESUS, não somos nós. Se quisermos reconhecimento, recebamos aquele que vem unicamente de DEUS. Uma geração de Joãos Batistas se faz necessária hoje. Que os ministérios que assim se comportem sejam interrompidos e colocados de banco, para aprenderem mais da Palavra de Deus.

10-) Que o ensino da Palavra de Deus, a Adoração e a urgência de Missões em cada igreja local sejam os assuntos principais dos planos e propósitos de uma igreja. O que passar disso seja considerado em segundo plano.

11-) Que o púlpito seja apenas para pregar a Palavra de Deus e somente isso. Quem usa o púlpito para dar recados, quem quer pastorear só de púlpito e não quer se envolver de verdade na vida dos membros, que volte para o seminário, reaprenda a Hermenêutica e a homilética e que aprenda a amar a igreja e a Palavra e não o púlpito.

Muitos outros pontos podem ser incluídos neste decreto. Quem sabe você não tenha alguma sugestão ?

Mas de uma coisa eu sei: Reevangelizar é preciso !! Urgente !

Pr. Leandro Silva

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Almolonga - Uma cidade totalmente transformada pela fé


Fiquei totalmente impactado por este vídeo !! Glória a Deus !!
Este Vídeo nos relembra o texto de Romanos 1:16 e 17: "Não me envergonho do evangelho pois é o poder de Deus para todo o que nele crê"


Paz,


Pr. Leandro 

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

DVD Vencedores por Cristo – Bom recordar!

Autor:
Augusto Guedes é diretor do Instituto Ser Adorador,
pastor, ministro de Louvor, e curte VPC há mais de 35 anos,
numa perspectiva do outro lado do país.


Semana passada, recebi um presentão: o recém lançado DVD “Você é importante”, de Vencedores por Cristo. Na realidade, um registro histórico de uma produção antiga, de 1975, um filme usado para divulgação e evangelização pela 17ª equipe missionária de VPC, acompanhado de depoimentos recentes dos seus membros sobre aquela época e aquele trabalho.
Em tempos de ditadura militar, no meio evangélico brasileiro, jovens eram selecionados para participar de equipes de treinamento missionário, utilizando a música como meio de penetração e evangelização, que resultou num movimento espontâneo maior do que eles mesmos imaginavam.
Talvez nem o missionário que iniciou o ministério, Jaime Kemp, tivesse a real dimensão do que aquilo resultaria. Mudou a história de muitas vidas, dentro e fora das equipes, da Igreja brasileira, e da música chamada cristã no Brasil, promovendo pouco tempo depois da 17ª, principalmente com o LP “De Vento em Popa”, um resgate da nossa cultura para a música em adoração ao Pai.
A partir de São Paulo, as equipes percorriam o país nas direções sul, centro e nordeste, além da própria região sudeste, dedicando o período de férias escolares às viagens, antecedido por um tempo de preparação. A 17ª equipe foi uma exceção, pois aqueles jovens se dedicaram ao longo de um ano para aquele trabalho.
Ainda me lembro... Já participando de um “conjunto musical” na minha igreja, em Recife-PE, efeito que, tendo como inspiração VPC, ocorria numa progressão geométrica em todo o Brasil, aliado às inúmeras conversões de jovens que vinham acontecendo nos diversos ministérios de acampamentos, a passagem das equipes missionárias era programa obrigatório.
Num contexto em que não existia telefone sem fio, fax, ou teclado (instrumento musical), quando nem se imaginava a possibilidade de existência do projetor de data show, do celular, nem muito menos da internet, do smartphone, ou do wireless, tempo dos LPs, compactos simples e fitas cassetes (apropriadas para os toca-fitas de carros), quando no Brasil instrumentos musicais que prestavam eram os caríssimos importados e os amplificadores eram gigantes, certamente mesmo as maiores igrejas não teriam sonorização adequada para receber uma banda. Eles, então, traziam seu próprio equipamento, que também incluía instrumentos musicais não costumeiros aos nossos ambientes, além da própria forma de apresentar a verdade do evangelho de Jesus através de uma música “moderna” para a época, com letras contextualizadas aos jovens, depoimentos de vida que inspiravam, e um visual diferente, com as suas fardas, na maioria xadrex, além do desejo e a disponibilidade de sair das nossas quatro paredes para se apresentarem em locais talvez jamais ocupados por um grupo musical cristão.
Curti demais a 17ª. Na sua passagem por Recife, apresentaram-se em algumas igrejas, inclusive a minha. Foram ao meu colégio, quando Bomilcar, por ser dia do seu aniversário, sentou-se para tocar bateria, cantando parabéns para si no momento da apresentação individual da equipe, uma vez que todos estavam blefando não se lembrar da data. Assisti a todos os programas (coisa de tiete mesmo!). Daí, quando necessitaram de um guia para ir do Colégio Agnes para a Escola Técnica, hoje Fundação Joaquim Nabuco, onde seria a sua apresentação seguinte, mesmo tendo que voltar andando para casa, fui no banco da frente da Kombi, dirigida por Jayme Kemp, (que anos depois recordou o fato), e pude acompanhar de perto todo o processo de preparação para o evento. Como esquecer da apresentação no Colégio Salesiano, teoricamente território inimigo por ser um colégio católico, mas que simplesmente impactou a juventude? Naquela ocasião, o testemunho falado de Guilherme Kerr foi o instrumento de Deus para a conversão do meu amigo Ricardo Bacelar, que depois caminhou conosco.
Aquela junção de música, juventude e evangelho me fascinou. Num tempo em que, nas rádios, o que eu mais gostava de ouvir era Raul Seixas cantando Ouro de Tolo... “eu devia está contente por eu ter um emprego, sou o dito cidadão respeitável e ganho quatro mil cruzeiros por mês...”, foi ouvindo VPC que assimilei a possibilidade de se utilizar música brasileira no contexto da igreja como resgate da nossa cultura, tanto para a exaltação a Deus, quanto para a evangelização; que despertei para cantar e tocar instrumentos musicais; que, em muitas ocasiões desfrutei da maravilhosa experiência de estar conectado à pessoa de Deus através da música, às vezes orando, às vezes chorando, às vezes exaltando, às vezes evangelizando, às vezes contemplando, às vezes curtindo, às vezes...; que fui encorajado a exercer ministério similar com um grupo (Novo Viver), que a partir de Recife também produziu equipes para o nordeste, inicialmente espelhando-se em VPC e depois seguindo a sua própria trajetória, que durou 13 anos (1973 a 1986), fazendo história na região; e que conheci música cristã de qualidade, aliada a conteúdo bíblico cristão, além de grandes artistas cristãos brasileiros, alguns deles, que posteriormente tornaram não só referenciais, mas amigos pessoais.
Que presente maravilhoso esse! Apertei o botão do meu hiper, super, ultra atual controle remoto e fui transportado para uma época em que nem ele (o controle) existia no Brasil, mas certamente, aquilo que existiu através de VPC, Elo, JV, PV, MPC, entre outros, foi um sopro especial do Bondoso para a nossa pátria amada, com repercussão ainda nos dias de hoje e na eternidade.
De quebra, foi bom rever o Nelson, o Guilherme e a Sandra com o visual que os conheci, constatar que a Carla Verotti Vassão, hoje Bomilcar, não mudou nada, que o Ivailton perdeu os cabelos, ouvir as músicas que embalaram parte importante da minha juventude, e um monte de outras coisas, pelas quais considero imperdível assistir ao DVD, tanto para recordar, quanto para conhecer. Obrigado Uassyr, pelo presente!