Bem Vindos

Amados


Este é nosso novo endereço na web.

Para dúvidas, sugestões, convites, mande um e-mail para:

leviartisa@gmail.com

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Série: O que é ser igreja - "Não te faças nenhum mal"

Amados,

Estou de volta...

Ministrei uma série de mensagens na IBINE com o título: "O que é ser igreja".

Abaixo a primeira mensagem.

Paz,

Pr. Leandro Silva
-----------------------------------------------
Não te faças nenhum mal


Atos 16:16 a 34



Introdução: Nos dias de hoje em que vivemos, temos tantos problemas e dificuldades, tantas coisas a resolver, que precisamos refletir: Será que realmente nos importamos com outras pessoas ? Preocupamo-nos com as pessoas que estão sem Cristo ?

Nos importamos com aqueles que estão caminhando para uma eternidade de perdição ? Ligamos de verdade para os que um dia falamos de Cristo mas por algum motivo rejeitaram? Temos orado e testemunhado constantemente por pessoas que são teimosas e não aceitam o Evangelho ? Nos importamos por aqueles que estão sendo oprimidos e presos pelas garras do Diabo? Nossos amigos e parentes ? Conhecidos do emprego, rua ou escola ?



Contexto Histórico: Paulo e Silas no cárcere em Filipos. Presos por expulsarem o demônio de uma jovem endemoninhada e com isso acabar com o esquema de lucro de comerciantes de adivinhação. Após serem açoitados, foram colocados na prisão, mas mesmo assim cantavam louvores a Deus. De repente um terremoto acontece e quebra todas as correntes dos presos. O carcereiro ao acordar, acha que os prisioneiros fugiram. Percebe que certamente seria culpado pela fuga deles e pretende então acabar com sua vida.



- A jovem adivinha estava endemoninhada. As pessoas da cidade admiravam o que ela fazia sem se importar com ela. Paulo se indigna pela situação e se importa com a jovem.

- Enquanto muitos estão sendo usados para dar lucros em shows e demonstrações, não são vistas como pessoas com necessidades, personalidade ou sentimentos. Enquanto o dinheiro está entrando, pouco importa se a pessoa está se ferindo, física ou emocionalmente. Se não fizermos nada, sem Cristo, suas vidas continuarão na mesma.

- O carcereiro estava dormindo. Quando acorda quer se matar.

- As pessoas sem Cristo estão dormindo espiritualmente. É preciso algo muito forte, como um terremoto, em suas vidas para que elas acordem, ou percebam o que está acontecendo

- Mas ao despertarem, se não fizermos nada, as pessoas podem tomar atitudes extremas, por acharem que não há mais esperança, estão cegas espiritualmente, conforme II Corintios 4:3 e 4: "Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus".



- Precisamos dizer que há esperança. Precisamos dizer "Não te faças nenhum mal!"

- Mas nos importamos com as pessoas a tal ponto ? Realmente nos importamos ?



O que precisamos fazer para nos importarmos de verdade com as pessoas sem Cristo ?

Como podemos saber que nos importamos de verdade com as pessoas ?



1-) SENTIRMOS INDIGNAÇÃO PELA AÇÃO DO DIABO - vs18



- Paulo está na cidade para pregar o evangelho. A jovem adivinha está endemoninhada e declara que Paulo e Silas são homens de Deus e anunciavam a salvação.

- Uma propaganda gratuita de alguém que era ouvida na cidade. Paulo e Silas estavam sendo reconhecidos no mundo espiritual.

- Paulo poderia sentir: "É isso mesmo ! Até os demônios tem que se submeter ao meu ministério, afinal Cristo é que me chamou!" Paulo poderia aproveitar e pregar o evangelho pegando o gancho do que aquela jovem declarava.

- Mas Paulo sentiu uma indignação. "Isto não é de Deus!" O diabo não tem nada a ver comigo. Não quero a ação dele na minha vida de jeito nenhum.

* Você ainda sente indignação ao ver o diabo em ação, aprisionando as pessoas, ou você já se conformou, achando que é assim mesmo e que cada um cuide de si mesmo ? Qual é seu sentimento ao ver os telejornais ? Ainda se indigna ou a violência não é mais tão horrenda ?

* O Diabo se aproveita da mornidão e da tranquilidade ao extremo dos crentes de hoje, para prender as pessoas em suas ciladas e levar cada vez mais pessoas ao inferno. Enquanto isso, os crentes estão dizendo: "É assim mesmo, não posso fazer nada" ou "o mundo está indo de mal a pior"

* Sentir indignação é algo que deveria ser normal em nossas vidas neste mundo. Não podemos nos conformar com este mundo e com as coisas que ele possue.

* Se estamos conformados, tomamos a forma dele e assim nunca seremos eficazes na evangelização. Rom 12:2 – “Não vos conformei” – não tomeis a forma do mundo !!

* Ficamos indignados com injustiças conosco, com roubos e mentiras que nos fazem, no máximo sentimos isso em relação a pessoas que amamos, mas dificilmente ficamos indignados porque muitos ainda não foram libertos por Cristo, e pouco ou nada fazemos para mudar isso !

- Paulo se indignou e disse para o demônio na jovem: Retira-te dela !! E ela foi liberta.

- Você pode também ser instrumento de Deus para dizer: Em nome de Jesus, seja livre !!





2-) BRADAR EM ALTA VOZ - vs28



- O carcereiro percebe que o terremoto quebrou todas as correntes da cadeia e está tudo destruído. Concluiu que os presos já tinham fugido e por temer que seu chefe o culparia pelo acontecido, saca da espada para se matar e assim, em seu pensamento errado, iria se livrar de um problema de vergonha. Preferia morrer a passar vexame.

- Paulo percebendo isso, interrompe o carcereiro gritando em alta voz: Não te faças nenhum mal !!

* Há pessoas que estão desesperadas e precisam ser salvas de si mesmas

* O mundo de hoje grita tanto para as pessoas que não tem mais jeito, não há esperança, que a

única forma de sermos ouvidos é BRADANDO.

* A realidade é que as pessoas estão indo para uma eternidade de perdição sem Cristo, e seu fim será o inferno. Se não nos importarmos ao tal ponto de gritar isto em alto e bom som, como as pessoas ouvirão?

* Para gritar é necessário ter voz, fôlego e se importar a tal ponto de querer chamar a atenção.

* Bradar é algo significativo no mundo espiritual:

- João Batista gritava no deserto: Arrependam-se !

- Jesus bradou na cruz: Está consumado !

- Paulo bradou: Não te faças nenhum mal!

- Bradar aqui não é apenas falar alto, mas sim de tal forma que fique claro para a pessoa que você se importa e que ela está indo para um caminho errado. II Timóteo 4:2 - "prega, a tempo e fora de tempo"

- Está na hora de bradarmos em alto e bom som e dizermos que há esperança ! O suicídio não é a solução. As drogas não são solução. A bebida não é solução. O vício não é solução. A religião não é a solução. Suas opiniões ou idéias não levarão a solução. A solução é CRISTO !!



ILUSTRAÇÃO - Missionário entre os árabes. Ao ler Ezequiel 22:30: "E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei". - o missionário escreveu em sua Bíblia: Deus, não fica chateado não. Eu vou me colocar na brecha. Pode contar comigo.

**Jesus pode contar com você para se colocar na brecha e bradar a salvação em alta voz ?



3-) PREGAR O EVANGELHO - vs 31



- Alguns crentes até se importam ao ponto de abordarem pessoas e lhes falar de Cristo. Mas quando falam, não pregam de fato o evangelho.

- O que é pregar o evangelho?

- Não é apenas convidar para minha igreja;

- Não é dar um cd ou dvd evangélico;

- Não é dizer que você não bebe ou não fuma

- Não é apenas dizer que Deus tem um plano na sua vida

- Evangelizar é deixar claro que o pecado tornou o homem perdido e separado de Deus e a única forma de salvação é através de um relacionamento sério com Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou por todos nós.

- Pregar o evangelho está ligado com confrontação. Se a pessoa não se sentir confrontada com seus valores atuais e isso levá-la a se sentir perdida, nunca se convencerá que precisa ser salva.

- Pregar o evangelho está ligado com vida. Se nossas atitudes não condizerem com aquilo que pregamos, de nada vai adiantar falar. Paulo tinha a oportunidade de fugir, mas sua consciência cristã falou mais alto e ele ficou, influenciando todos os presos a fazer o mesmo.

*Paulo respondeu as perguntas do carcereiro expressando a essência do evangelho. O carcereiro se sentiu perdido e por isso entendeu que precisava de salvação

* Paulo afirmou que ele precisava crer em Cristo e receber a promessa de que toda sua casa seria abençoada por sua decisão.

- Qual o evangelho que você tem pregado ? As pessoas estão sendo influenciadas pelas suas atitudes e por aquilo que você fala de Deus ?

- Se nos importamos de fato com as pessoas perdidas, passamos a viver uma vida cristã de fato e de verdade.

**I João 3:18 - Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.



4-) ESTABELECER RELACIONAMENTOS - vs 34



- A pregação do evangelho abre portas para um novo dia, um novo momento na vida das pessoas. Essa abertura tem que ser aproveitada e utilizada da melhor forma possível. Não se pode desperdiçar uma chance sequer.

- A conversão e a transformação da vida da pessoa, dos valores antigos e do mundo para os valores de Deus pode levar um tempo. Para garantir que haja essa transformação, nada melhor do que estabelecer um relacionamento com as pessoas, onde se possa conversar, tirar dúvidas, se relacionar com as pessoas durante o tempo necessário.

*Paulo foi na casa dos parentes do carcereiro, pregou a eles e foi ajudado por eles

* Batizou alguns e comeu uma refeição na casa do carcereiro.

* Refeição à mesa demonstra hospitalidade, abertura de espaço para uma intimidade maior. Só chamamos para nossa mesa pessoas que gostamos ou que temos aliança, afinidades com ela.

- Ao pregarmos o evangelho, deixamos os resultados com Deus, mas precisamos ter a expectativa de que ao entender o evangelho, as pessoas desejarão saber mais e se aprofundar. E para isso, nada melhor do que termos comunhão em uma casa ou grupo pequeno.

- É preciso que estejamos dispostos para abrir nossos lares e corações, dar de nosso tempo para investir com as pessoas que querem saber mais de Deus e da Palavra.



CONCLUSÃO

"Manifestavam grande alegria por terem crido em Deus" - vs 34b

- Paulo e Silas se importaram com as pessoas de Filipos a tal ponto de saírem de sua terra, e irem até eles para pregar o evangelho.

- Quando chegaram na cidade demonstraram sua preocupação com a vida espiritual das pessoas

- Foram instrumentos de Deus com suas vidas e palavras, para que a salvação chegasse a Filipos.

- Por causa da pregação e porque se importaram com as pessoas, foram açoitados e maltratados

- Isto resultou em libertação para a jovem e em grande alegria para a família do carcereiro e todos os seus.



Você também pode fazer como Paulo e Silas. Convidar pessoas para participarem das reuniões em sua casa e apresentar o evangelho a elas da forma correta e bíblica.



Você se importa com as pessoas sem Cristo ? Você quer dizer Não te faças nenhum mal a elas ??

Você está indignado a tal ponto de querer bradar em alta voz e pregar o evangelho às pessoas de tal forma que haja o início de um relacionamento espiritual ??



Você tem expectativa que as pessoas sem Cristo que você conhece possam sentir grande alegria por terem crido em Deus e serem gratas a você que lhes falou do evangelho ?



Então arregace as mangas e vamos ganhar almas.