Bem Vindos

Amados


Este é nosso novo endereço na web.

Para dúvidas, sugestões, convites, mande um e-mail para:

leviartisa@gmail.com

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Alicerce Espiritual

Amados,

Em qualquer casa construída, existe algo que é de fundamental importância. É algo que não vemos, mas que está sustentando tudo o que vemos nesta casa: O Alicerce.

Sem ele, nada do que está na casa ficaria de pé, e mesmo a própria casa não existiria. Uma casa com um bom alicerce, bem fundamentado, pode durar muitos e muitos anos. Quanto mais alta a construção, maior deve ser o alicerce. Os prédios e pontes que são muito altos, têm seus alicerces muito profundo no solo. Na construção de uma casa, é a parte que mais demora a ser concluída. E quando olhamos uma construção, percebemos que por muito tempo parece que a construção não saiu do lugar, porque não estamos vendo nada sendo edificado. Isto ocorre porque os construtores estão estabelecendo o alicerce. Quando acabam esta etapa, em pouco tempo a edificação é levantada e nos surpreendemos. Esta é a importância de um alicerce.



Em nossa vida espiritual, precisamos estar alicerçados na rocha. O alicerce na vida espiritual chama-se CARÁTER. Ter um caráter cristão, moldado pelos ensinamentos de Jesus e reproduzido em nossas vidas cotidianas, é o alvo que toda igreja deve perseguir em gerar em cada um de seus membros. Muitos problemas no meio da igreja ocorrem pela negligência no tratamento de caráter dos cristãos na igreja. A superficialidade e a pressa em colocar pessoas em cargos ou ministérios tem contribuído para que cristãos imaturos e inexperientes enfrentem problemas para os quais não tem alicerce para suportar e resolver.

Jesus afirma que quem ouve as suas palavras e as pratica "É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha" (Lucas 6:48).

Em nossa vida nesta Terra iremos passar tribulações, problemas e desertos. A diferença entre uma pessoa que tem uma fé viva e atuante em todas as horas e aquelas pessoas que estão desanimadas, frustradas e cabisbaixas nos bancos da igreja, nos gabinetes dos pastores sempre em busca de aconselhamento, é uma só: Alicerce Espiritual.

Neste processo é imprescindível a liderança do pastor da igreja, com seus principais líderes. É preciso que o pastor entenda que formar o caráter cristão em cada discípulo é responsabilidade sua, pois a Bíblia afirma:

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente" (Efésios 4:11 a 14).

Deus estabeleceu a liderança na igreja (Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres) para aperfeiçoar os santos para a obra do ministério, a edificação do Corpo de Cristo. O restante do texto de Efésios reafirma esta questão de edificação do Corpo de Cristo, a igreja, dizendo que ela só crescerá em amor se todo o corpo, bem ajustado e consolidado, pelo auxílio de cada junta, fazendo cada um a sua parte, edificando a igreja em Amor.

A questão é: Como os discípulos poderão fazer tudo isso sem CARÁTER ? Por isso, muitas igrejas estão doentes e pastores frustrados por não verem suas igrejas crescendo, pelo contrário muitos crentes sendo enganados por qualquer ventinho de doutrina nova ou herética que aparece de tempos em tempos. Cada pastor precisa tomar sua responsabilidade e arregaçar as mangas, trabalhando no CARÁTER dos discípulos, porque depois eles é que irão realizar o crescimento da igreja.

É preciso um aprofundamento no discipulado, onde os pastores irão acompanhar mais de perto, durante todo um ano, os principais líderes, ou líderes em potencial e sejam selecionados na igreja, para um discipulado de formação de caráter cristão. No ano seguinte, estes líderes se tornarão discipuladores e passarão este treinamento a outros. E assim por diante, implantando na igreja um caráter multiplicador e ajudando o pastor no pastoreio das ovelhas.

Este ano pode se basear no estudo de 4 princípios bíblicos e transferíveis para todos os cristãos, em todo lugar e em todo o tempo:

- Fundamentos da Fé

- Santidade e Santificação

- O Fruto do Espírito

- Jejum e Intercessão


Estes conceitos são transferíveis, porque qualquer discípulo pode aprender e depois transferir para outros. Estes princípios são as disciplinas básicas praticadas pela igreja primitiva, conforme vemos em Atos 2: 42 a 47:

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar".

Amém
 
Paz,
 
Pr. Leandro

quinta-feira, 12 de julho de 2012

O altar da religiosidade – Eliminando toda a religiosidade de nossas vidas


Amados,

Continuando com a série de mensagens: "Derrubando os altares que bloqueiam a nossa adoração", a 2a série de mensagens: "Derrubando o altar da religiosidade".

Paz

Pr. Leandro


II Reis 18

Introdução: As religiões são tentativas do homem chegar até Deus. A palavra Religião, vem do latim religare, que significa religar. Isso quer dizer que se algo precisa ser religado, é porque era ligado, foi desligado, e agora precisa ser ligado de novo. A questão é que o homem sozinho não pode fazer esta operação.

Contexto histórico: Rei Ezequias – rei de Judá, descendente de Davi.

Ezequias começa a reinar e faz uma revolução espiritual na vida do povo de Israel. Ele derruba os altares dos deuses estranhos.

Reino dividido – Israel e Judá.



Adoravam a serpente Neustã:

O povo murmurava demais e chegaram a reclamar do maná (fastio deste pão vil !)

Deus envia serpentes abrasadoras

O povo se arrepende

Deus manda Moisés construir uma serpente de bronze

Deus não retira as serpentes que mordiam o povo

Deus não cura diretamente o povo

Deus estabelece que a cura viria pela fé !

Princípio da aliança com Cristo no Antigo Testamento !

Como derrubar o Altar da Religiosidade?

1-) Remover o que é velho – vs 4

Quebrou, Deitou abaixo, Fez em pedaços

Faz em pedaços a serpente de bronze – Neustã

Neustã – Pedaço de bronze – Serpente que Deus ordenou Moisés levantar para que o povo de Israel, que estava sendo morto por picadas de cobras, enviadas pelo próprio Deus, pudessem ser curados simplesmente ao olhar com fé.

Quando temos fé no objeto seremos mordidos pela religiosidade

O que deu certo antes, mesmo que seja bom, não é fórmula mágica para solucionar todos os problemas.

Tire o que é velho de sua vida e se abra para o novo de Deus



2-) Confiar no Senhor – vs 5

Se apegou, não deixou de segui-lo e guardou

Confiar em Deus de tal forma que seja testemunho entre todos.

“Se apegou ao Senhor...”

A confiança do adorador é se apegar em Deus !

Explo: Bungge Jump – Saltar confiando que o elástico vai te segurar e que você vai voltar são e salvo.



3-) Rebelar-se contra o mal

Rei da Assíria – Império opressor que invadia e implantava sua língua, cultura e costumes nos povos conquistados. Tratavam com crueldade os reis dos povos conquistados, puxando por ganchos que enfiavam no nariz.

Feriu os filisteus até Gaza – colocou os inimigos no lugar deles

Motivo da vitória: O Senhor era com ele !

CONCLUSÃO

Enquanto confiamos em Deus e temos fé, Somos protegidos

Aqueles que confiam nos altares idólatras serão invadidos

terça-feira, 3 de julho de 2012

Série de Mensagens: DERRUBANDO OS ALTARES QUE BLOQUEIAM A NOSSA ADORAÇÃO - 1ª mensagem: "Derrubando o Altar do Egito"


Amados,

Segue a nova série de mensagens que estou pregando na igreja.
Sei que abençoou a muitos e por isso estou postando.
Que Deus possa te abençoar poderosamente e que você seja ministrado como eu fui.


Paz

Pr. Leandro


Série de Mensagens: DERRUBANDO OS ALTARES QUE BLOQUEIAM A NOSSA ADORAÇÃO

1ª mensagem: "Derrubando o Altar do Egito"
Êxodo 32


Introdução: O altar é um lugar de adoração. Desde os tempos mais antigos o homem se utiliza de altares para prestar culto. A adoração é a atividade mais importante que o ser humano faz. E mesmo hoje, existem altares modernos, erigidos para prestar culto a outros deuses.


- Jesus disse para a mulher samaritana em João 4:23 que a verdadeira adoração não depende mais de local geográfico, mas sim que é em espírito e em verdade. Isso corresponde então que o local de nossa adoração mais verdadeira é o nosso coração.

- Mas por causa do pecado, o ser humano está contaminado. E assim como seu coração está contaminado, sua adoração está contaminada e no trono do seu coração estão sentados outros deuses que não o Senhor.



CONTEXTO HISTÓRICO: Povo de Israel no pé do monte Sinai. Não têm mais paciência para esperar Moisés descer do monte e fazem para si um bezerro de ouro e o adoram.



- EGITO: Representa na Bíblia adoração idólatra, culto a morte e a deuses ligados a fertilidade de plantação e de sexualidade. As pirâmides são tumbas dos Faraós e altares de adoração à morte e a ancestrais. Eram lavradores hábeis porque consideravam a vaca um animal sagrado.

- O Egito é a fonte dos cultos afros que chegaram ao Brasil através dos escravos. O Egito influencia o hinduísmo e o culto na Índia e oriente.



- Podemos ter altares dentro de nosso coração, que bloqueiam a nossa adoração ao verdadeiro Deus. Altares que são contaminados por todo lixo e idolatria que vem do Egito. Devemos conhecer identificar e nos livrar de tudo que vem do Egito.



“Moisés tirou Israel de dentro do Egito, mas não pôde tirar o Egito de dentro de Israel”.

COMO TIRAR O EGITO DE DENTRO DE NÓS ?



1-) DECIDA A QUEM SEU CORAÇÃO É FIEL – vs 1

- Êxodo 19:1 - 3 meses após a saída miraculosa do Egito. Deus começa a falar com o povo e estabelece leis e mandamentos.

- Êxodo 24:7 – “..tudo o que falou o Senhor faremos e obedeceremos”.

-O povo recebe a aliança de Deus e a aceita.

- Moisés sobe ao monte para falar com Deus.

- 40 dias depois o povo rejeita a aliança, fundindo um bezerro de ouro.

- “...faze-nos deuses que vão adiante de nós”

- O povo de Israel ficou 400 anos no Egito. O coração de Israel era egípcio.

** A VOZ DO CORAÇÃO: “...quanto a este Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu”.

- Israel conhecia o Egito, morava no Egito, amava o Egito, o trono do seu coração estava no Egito !!

- Quando expressaram o amor a Yaweh, o Deus de seus pais, foi em resposta aos tremendos feitos que seus olhos viram e que eles experimentaram.

- Mas em uma aparente demora, queriam voltar para aquilo que estavam acostumados. Queriam sair debaixo da nuvem da glória e entrar pra dentro das pirâmides novamente.

- Enquanto isso Moisés está recebendo as orientações de Deus para realizar com o povo e abençoá-los tremendamente.



- Você acha que Deus está demorando demais pra te atender ?

- Você acha que Deus já te deu tudo o que ele tem pra te dar ?

- Deus utiliza-se do tempo para testar a fidelidade de seu coração !!

- Você é daqueles que acende uma vela pra Deus e outra para o Diabo que é pra garantir ??

- Deus não está demorando, ele está preparando o melhor para você. Ele tem projetos para sua vida e vai te envolver com sua graça e sua glória.

- Se você já experimentou maravilhas de Deus sabe do que Ele é capaz.

- Não se precipite. Não se adiante. Aguarde o tempo de Deus ! Seja Fiel a Deus, pois Ele é fiel a aliança que fez conosco.

- Você está diante do monte do Senhor. Ele está te vendo – vs 7

- Transforme o tempo em seu aliado e não em seu inimigo.


2-) DEIXE DE SER ESCRAVO DO SEU CORAÇÃO - vs 2 e 3



- “Tirai as argolas de ouro das orelhas de vossas mulheres, vossos filhos e vossas filhas e trazei-mas”

- Êxodo 21:5 e 6 – Ritual de servidão voluntária, onde a orelha era furada e colocava-se argolas para demonstrar que a pessoa queria ser escravo para sempre.



- O que Israel era no Egito ? Escravo.

- Deus os liberta da escravidão e ainda faz com que os egípcios lhes dêem prata e ouro - Êxodo 12:35 e 36

- Onde eles colocam o ouro ? Na orelha !! Indicação de que em seus corações ainda eram escravos.

- Um adorno ou atavio (enfeite) que se tornou o moderno brinco.



- Muito se fala em ouvir a voz do coração. Ou escutar o que nosso coração diz. A Bíblia nos alerta sobre confiarmos demais em nosso coração:

**Quando nosso coração nos inclina positivamente - Jeremias 17:9:

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas e desesperadamente corrupto. Quem o conhecerá ?”

**Quando nosso coração nos inclina negativamente – I João 3:20

“...se o nosso coração nos acusar, certamente Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas”.



- O povo de Israel deixou de trabalhar como escravo, mas ainda em seus corações eram escravos. Não acreditavam realmente que a liberdade que receberam de Deus seria para sempre. Esperavam a qualquer hora uma tragédia e desejavam voltar para o Egito a toda hora.



- Cristo já tirou de nossas orelhas todas as nossas argolas ! Já somos livres e podemos viver a vida que ele nos prometeu.

- Pare de confiar em seu Coração! Você tem o Espírito Santo para te guiar e orientar. Não seja escravo do pecado ou dos vícios antigos. Seja livre em Cristo e viva tudo o que ele tem para nós.

- Confie nesta verdade libertadora ! Você não precisa viver como escravo. Você está livre para viver, para amar, para adorar para ser feliz em Cristo. Ele te deu uma nova vida e um novo coração !


3-) DESISTA DE IMITAR O CORAÇÃO DE OUTROS – vs 4 a 6

“..trabalhou o ouro...fez um bezerro fundido”



- Bezerro ou novilha era uma vaca nova que era sagrada para os egípcios.

- Israel aprendeu muitas coisas no Egito: as técnicas de agricultura, a fundição de ouro e prata, rituais de adoração a deuses estranhos.

- Em substituição a ausência de Moisés, Israel faz o que estava acostumado a ver acontecendo no Egito: Construção de ídolos e adoração a animais. Simplesmente imitam o que viram por centenas de anos.

- vs 6 – A festa da adoração ao novo deus resultou em orgia sexual. Algo que os israelitas com certeza desejavam imitar há muito tempo!



- Imitar os outros demonstra que não somos autênticos.

**Onde está a autenticidade ??

- O resultado é que nosso coração ficará dividido, e desejaremos fazer duas coisas ao mesmo tempo. Isto não dá certo e Deus não recebe este tipo de louvor – vs 5 (Arão implanta um sincretismo)

- Israel ficou por muitos anos adorando a deuses estranhos e a Yaweh ao mesmo tempo. Ou seja: imitando as nações que estavam em volta deles.

- Em suas orientações para o povo, Deus sempre repete: “Não façam como as nações que tirei de diante de ti”, ou seja “Não imitem” !!

- Deus proibiu o povo de Israel de fazer imagens de escultura, de animais e de qualquer criatura. Justamente para que não haja imitação na adoração de Israel, pois o único digno de louvor é Deus.

- O louvor verdadeiro que Deus aceita vem do nosso coração. Não é imitado ou empacotado. Fórmulas ou rezas não surpreendem a Deus.

- Deus atende ao coração contrito e quebrantado – aquele que de VERDADE está desejando sua presença.

- Pare de imitar os outros. Não seja mais “Maria vai com as outras”.

- Deus deseja que você seja autêntico !

- Com Deus é tudo ou nada. Pega ou larga de vez. Em cima do muro não dá pra ficar !


4-) PARE DE NEGOCIAR PRINCÍPIOS


Contraste entre o coração de Arão e Moisés:



ARÃO – Cedeu as pressões pecaminosas do povo e construiu um bezerro de ouro – vs 1 e 2

MOISÉS – Destruiu o bezerro e fez o povo beber do próprio pecado – vs 20



ARÃO – Edificou um altar para adoração a Deus em um ambiente de idolatria, para amenizar um pouco o pecado – vs 5

MOISÉS – Quebrou as tábuas que foram escritas por Deus, por não aceitar o pecado no meio do povo – vs 19



ARÃO – Nasceu no Egito e seus olhos acostumaram a ver seu povo pecando – vs 5 (Arão vendo isso)

MOISÉS – Viveu como neto do Faraó do Egito, mas não aceitou ver a idolatria do povo – vs 19 (Viu ele o bezerro e as danças)



ARÃO – Ao ser confrontado por Moisés, coloca a culpa no povo para justificar o erro de não ser o líder a que foi designado – vs 22 e 23 – (Ex 24:14)

MOISÉS –Ao ser confrontado por Deus, para que o povo seja destruído por causa de seu pecado, Moisés intercede pelo povo a Deus para que perdoe os pecados e coloca em risco a sua própria salvação – vs 11 e 32



- O coração de Arão era inconstante e corrupto. O de Moisés era firme e confiante em Deus.

- Quando você passa a vida negociando princípios, está brincando com coisa séria e mais hora, menos hora irá sofrer as conseqüências.

- Pare de negociar com o pecado. Pare de negociar princípios em sua vida. Não tente dar jeitinho ou amenizar as coisas com paliativos.


CONCLUSÃO:


Nosso coração é igual ao de Arão. Há altares que bloqueiam a nossa adoração e tentamos dar jeitinhos e soluções incompletas.

Só há uma solução. Só há uma forma de derrubar o altar do Egito de dentro do nosso coração:

- vs 26 e 27– MORTE

- Eliminar de vez a infidelidade, a escravidão, a imitação e a negociação de princípios de nossa vida.

- De que forma ?

- Moisés pergunta dentre o povo, quem era do Senhor.

- vs 26b – “filhos de Levi” – Levi significa APEGO.

- Quando nos apegamos a Deus de verdade e temos a coragem de morrer para nós mesmos, derrubamos o altar do Egito de nosso coração.

- Tenha coragem e tome a decisão correta. Se apegue a Deus !!

- Saia do Egito ! Deus tem uma terra prometida para ti. A Nova Jerusalém.

- A morte necessária já foi realizada por Cristo na cruz. Você só precisa viver a vida que ele morreu pra te dar.