Bem Vindos

Amados


Este é nosso novo endereço na web.

Para dúvidas, sugestões, convites, mande um e-mail para:

leviartisa@gmail.com

domingo, 28 de agosto de 2011

REEVANGELIZAR É PRECISO !!


“Vós sois meus amigos se fazeis o que vos mando” – João 15:14


Uma coisa eu tenho pensado nestes últimos tempos. Que evangelho é esse que estamos vendo e ouvindo ? De onde raios ele saiu ?

Ao pregar por igrejas e dar aulas em vários lugares tenho recebido perguntas de alunos e conversado com pessoas em igrejas que me falam de um evangelho que eu não conheço a procedência.

De onde vem essa idéia de que se eu pecar contra o Espírito Santo eu não tenho mais perdão, então posso ir para o mundo e pecar a vontade porque não tem mais jeito pra mim ?

De onde tiraram que só através de participar de programações, semana após semana, em um local estaremos seguros e garantiremos um lugarzinho no céu ?

Porque igrejas não tem dado mais ênfase na questão do sexo antes do casamento, e jovens namorados e noivos estão tendo relação sexual adoidado, inclusive dentro da casa dos pais e dizem que seus pastores não acham isso pecado ?

Onde está a humildade e a mansidão dos servos de Deus ? Onde estão os crentes com verdadeiro coração de servo, para servir sem querer nada em troca, investir suas vidas, dinheiro, tempo e projetos em pessoas para que a glória seja de Deus ?

Quem inventou esta “carreira cristã” que temos em nosso meio, onde a pessoa começa de obreiro, vira cooperador, diácono, evangelista, presbítero, pastor, bispo, apóstolo e etc ? Só faltam os cargos de querubim e vice-Deus !!

E não estou nem citando os evangelhos da prosperidade, da “fé inteligente”, da determinação, do judaísmo dentro da igreja, das ofertas de R$ 900,00, dos 7 minutos para meia noite, do copo com água, e etc e etc.

O texto acima diz que Jesus nos considera amigos, mais próximos, chegados dele, quando o obedecemos. A igreja Brasileira está obedecendo a Jesus ? É só dar uma lida nas bem aventuranças (Mateus 5, 6 e 7) e o capítulo 9 de Lucas que fica claro que esquecemos quem é o verdadeiro dono e proprietário da igreja. Nestes textos vemos o perfil do Reino de Deus, o caráter do discípulo, e a prática que devemos realizar na igreja.

Frente a isso, eu não tenho dúvidas de que para a igreja brasileira hoje só tem um jeito: a Reevangelização !!

É isso mesmo. Não tem mais jeito para a igreja brasileira. Onde estamos é um lugar sem volta. Só um avivamento poderoso de Deus para nos transformar e nos reconverter.

É preciso uma reevangelização. Profunda e extensa. Creio que era mais ou menos isto que Lutero pretendia ao afixar as 95 teses na porta daquela igreja.

Eu não pretendo ser um Lutero, mas creio que é necessário afixar algumas teses aqui, como decretos que devem ser urgentemente praticados em nossa igreja. Aqui vão alguns deles:


1-) Que todos os líderes e pastores sentem no banco para serem discipulados. Que tenham um discipulador sobre si, mais velho e com mais experiência, que acompanhem sua vida e que estes prestem contas de suas vidas;

2-) Que os dons espirituais sejam estudados, descobertos e praticados na igreja. Quem não é pastor que entregue o cargo. Quem é profeta que profetize ! Que se organizem lideranças plurais nas igrejas locais, como a Bíblia cita que em cada igreja nas cidades haviam presbíteros e não um líder apenas.

3-) Que os “apóstolos” auto-denominados façam como realmente um apóstolo faz. Abram igrejas, plantem princípios, estabeleçam líderes locais e saiam !!! Recomecem tudo novamente em outro lugar;

4-) Que os “missionários” que só querem ir de igreja em igreja sem projetos concretos e sem uma igreja local que os envie e que seja o referencial, voltem para o banco e aprendam a fazer missões do jeito bíblico;

5-) Que os levitas entendam que levitas somos todos os crentes. O sacerdócio de todos os crentes é um legado da reforma Protestante, que resgatou este princípio. Ministério de música é uma função apenas e não é desculpa para não fazer nada na igreja.

6-) Que os crentes em uma igreja local cresçam na graça e no conhecimento da Palavra através de discipulado com líderes mais maduros, e que se reúnam em grupos pequenos para praticar a comunhão e o ajudar uns aos outros. A celebração maior em um local deve ser o ponto máximo da semana, mas o dia a dia é no grupo pequeno, apoiando, orando, aconselhando, advertindo, ajudando uns aos outros.

7-) Que acabem os programas de rádio e TV que não tem condições de se manterem no ar. A mídia deve ser utilizada para pregar o evangelho, mas ela tem preço. E a igreja não pode ser extorquida em nome de um pretenso ministério que não se mantém. Se Deus chamou Ele vai suprir. Se não, que feche !! O evangelho não está preso a rádio e TV;

8-) Não para a cobrança de cachê, em hipótese nenhuma. Oferta de amor nos cultos e eventos deve ser a prática. Despesa com transporte e viagem é uma coisa, exigência de R$ 5.000,00 para “adorar” ou “pregar” em um culto ou evento é outra completamente Diferente;

9-) A fama é desnecessária para o cristão. A estrela da manhã é JESUS, não somos nós. Se quisermos reconhecimento, recebamos aquele que vem unicamente de DEUS. Uma geração de Joãos Batistas se faz necessária hoje. Que os ministérios que assim se comportem sejam interrompidos e colocados de banco, para aprenderem mais da Palavra de Deus.

10-) Que o ensino da Palavra de Deus, a Adoração e a urgência de Missões em cada igreja local sejam os assuntos principais dos planos e propósitos de uma igreja. O que passar disso seja considerado em segundo plano.

11-) Que o púlpito seja apenas para pregar a Palavra de Deus e somente isso. Quem usa o púlpito para dar recados, quem quer pastorear só de púlpito e não quer se envolver de verdade na vida dos membros, que volte para o seminário, reaprenda a Hermenêutica e a homilética e que aprenda a amar a igreja e a Palavra e não o púlpito.

Muitos outros pontos podem ser incluídos neste decreto. Quem sabe você não tenha alguma sugestão ?

Mas de uma coisa eu sei: Reevangelizar é preciso !! Urgente !

Pr. Leandro Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário