Bem Vindos

Amados


Este é nosso novo endereço na web.

Para dúvidas, sugestões, convites, mande um e-mail para:

leviartisa@gmail.com

domingo, 11 de março de 2012

2ª semana = Ser Santo é ser cheio do Espírito Santo


Ser Santo é ser cheio do Espírito Santo


“...não beberá vinho e nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo já do ventre materno.” Lc 1:15

Introdução: Existem muitos desafios e dificuldades neste mundo. Tantos que não podemos nem dimensionar. Acredito que ser pai ou mãe, líder ou pastor nos dias de hoje é muito mais difícil do que antigamente. Ser trabalhador hoje, exige muito mais preparo, dedicação e estudos do que antigamente.
Por isso, assim como antes, não podemos enfrentar todas as coisas apenas com a nossa própria força. Precisamos de algo maior do que nós, de uma ajuda do alto, de um revestimento que venha nos fortalecer, nos apoiar e nos dar sabedoria e entendimento para enfrentar os desafios. E mais, nos dar a proximidade com Deus de que tanto precisamos e desejamos. Viver em santidade é o caminho para que isso ocorra.

O revestimento de Deus em nós se dá pela presença do Espírito Santo – Lc 24:49 – “...até que do alto sejais revestidos de poder”
Esta palavra se cumpre em Atos 1:8 “Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo...”
Como batistas renovados ou seja, pentecostais que somos, acreditamos no Batismo NO Espírito Santo, como uma experiência individual e diferente da conversão e que o crente sabe se recebeu ou não.

CONTEXTO HISTÓRICO: O anjo declara que João Batista foi cheio do Espírito Santo já no ventre da sua mãe. Isto se confirma em Lc 1:39 a 41:“...a criança lhe estremeceu no ventre e então Isabel ficou possuída do Espírito Santo.”
- “não beberá vinho nem bebida forte” – João Batista era NAZIREU. A vida de João Batista foi projetada para ser consagrada a Deus.

- VOTO DE NAZIREU – O nazireado está definido em Números 6. Era um voto especial que qualquer judeu, homem ou mulher, se quisesse, poderia fazer a Deus. Mas alguns requisitos eram obrigatórios:
                - Não poderia beber vinho ou qualquer suco de uva ou comer nada que venha do fruto da vide;
                - Não poderia cortar o cabelo ou a barba;
                - Não poderia contaminar-se com cadáveres (chegar próximo);
                Estes sinais externos demonstrariam sua dedicação a Deus, que poderia ser por um tempo, ou por toda a vida. Exemplos na Bíblia de Nazireus são: Sansão, Samuel, João Batista e Paulo, que fizeram este voto.

- O voto de nazireu de João Batista nos inspira a viver uma vida de santidade hoje, com Cristo.
- Mas a santidade exterior é insuficiente se não formos cheios do Espírito Santo.
- O próprio João Batista declarou em Mateus 3:11: “Eu vos batizo com água para arrependimento, mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar, ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo.”
- E Jesus Cristo, após ressuscitar, confirma isso em Atos 1:5 “Porque João na verdade batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo...”

- Portanto a vida de santidade só pode ser completa se for uma expressão externa do que somos cheios por dentro: Cheios do Espírito Santo de Deus.
- CHEIOS – As expressões que usamos nos levam a pensar que o Espírito Santo é uma água, ou um fogo, ou um poder espiritual. Mas não, o Espírito Santo é uma pessoa !! Ele é DEUS, parte da Trindade.
Sermos cheios do Espírito significa estarmos mais próximos de Deus e deixarmos mais espaço para Ele em nossas vidas.
- João 14:17 – “...o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós”.
- Ao nos convertemos Ele entra em nós. Ao sermos cheios nós entramos nEle.

Não podemos ser crentes felizes e fazer a vontade de Deus se não formos cheios do Espírito Santo!
Não podemos ser santos por completo se não formos cheios do Espírito Santo!


Quais os resultados de ser Cheio do Espírito Santo? O que acontece quando somos cheios do Espírito Santo?

1-) Mais sensibilidade contra o pecadO E COM O MUNDO ESPIRITUAL
- JOÃO BATISTA era radical em relação ao pecado. Denunciou o pecado de Herodes com sua cunhada (Lucas 3:18 a 20)
– Gálatas 5:16: “..andai no Espírito e jamais satisfareis a cobiça da carne”
- Jesus falou que o Espírito Santo nos convence do pecado, da justiça e do juízo. (João 16:8)
- Ficamos mais sensíveis aos nossos próprios pecados e nos humilhamos mais na presença de Deus, nos arrependendo e confessando nossos pecados;
- Temos mais autoridade espiritual quando estamos cheios do Espírito Santo.
- O mundo espiritual reconhece a fonte de nossas atitudes. Quando vêem do nosso braço, o Diabo só observa. Mas quando vêem do Espírito Santo, ele não pode resistir !!
**Ilustração** - Antes do meu batismo no Espírito Santo – Minha casa e as experiências com demônios, imagens e quadros. Após o batismo no Espírito Santo – Autoridade sobre a casa e referência na família.
- Muitos pecados e lutas espirituais estão ainda sobre sua vida, porque você não tomou posse da presença do Espírito Santo de Deus em sua vida !!
- Você vai vencer os pecados de sua vida e enfrentar o reino das trevas com mais autoridade quando estiver cheio do Espírito Santo, porque:
...maior é o que está em vós do que o que está no mundo” – I João 4:4b

2-) Manifestação de dons espirituais
- As multidões procuravam João Batista, e ele tinha discernimento do Espírito para responder a elas – (Lucas 3:10); Ele sabia exatamente o que recebera de Deus – João 3:27 e 28
– i Coríntios 12:7 – “A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando um fim proveitoso”
- Ao sermos cheios do Espírito Santo coisas sobrenaturais começam a acontecer conosco, que antes não aconteciam.
- Manifestações de dons espirituais são freqüentes: Línguas, visões, profecias, revelações, cânticos espirituais, discernimento e sabedoria. Manifestações que não eram intensas e freqüentes antes.
- DOM DE LÍNGUAS: Não é evidência única do Batismo com Espírito Santo. Mas está disponível para todo crente como um sinal para todo aquele que crê em Cristo – Marcos 16:17 (DOM Eclesiástico – para toda a igreja)
- Ao ser batizado com Espírito Santo e ser cheio, pode ser que você fale em línguas logo de cara. Mas pode ser que não. Mas você pode buscar este dom e recebê-lo do Senhor porque ele prometeu como sinal.
- Mas a evidência de ser batizado no Espírito Santo é a transformação de vida, a mudança, ou seja: OS FRUTOS – II Coríntios 5:17 – só podemos ser novas criaturas com a ajuda do Espírito Santo.
- Caia no poder de Deus, cheio do Espírito Santo – mas se levante diferente, santo e humilde, quebrantado diante do Senhor. Isto é evidência do batismo no Espírito Santo.


3-) Maior desejo de estar na presença de Deus
- João Batista declarava a sua dependência de Deus: “Convém que Ele cresça e eu diminua”. João 3:30
Salmo 51:11:“...nem me retires o teu Santo Espírito”. – Davi tinha tanto desejo de estar na presença de Deus que sentia medo de perder esta presença.
- Sem a presença do Espírito Santo de Deus, vivemos uma vida religiosa !
- Sabemos o que fazer, falar, cantar, pregar, orar porque já estamos acostumados. Mas não é o que Deus deseja ! Deus abomina atitudes mecânicas. Deus odeia véu, solenidades e formalidades sem vida !!
- Deus deseja nossa dependência diária dEle. O próprio Jesus só dá inicio a seu ministério depois de ter sido batizado no Espírito Santo – Mateus 3
- Não sabemos nem orar direito !! – Romanos 8:26:
Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis”
- Quem é cheio do Espírito Santo anela a Deus como no Salmo 42 – “Como a corsa suspira pelas águas por ti Senhor suspiro eu. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo”
- Marcos 14: 36 – Na hora do sofrimento e dor, quem está cheio do Espírito Santo clama: Aba Pai, seja feita a sua vontade ! Não há murmurações e contendas.
- A certeza da segurança está na habitação de Deus em nós. Salmo 91:1 – “Aquele que habita no esconderijo do altíssimo...” – O esconderijo do altíssimo agora somos nós, templo de Deus, habitação do Espírito Santo de Deus.
- A presença de Deus é o melhor lugar para estar.

CONCLUSÃO
Quais as condições para recebermos o Batismo no Espírito Santo ?

a-) Aceitar a Cristo como Senhor e Salvador – Atos 2:38 a 40
b-) Desejar ardentemente ser batizado – João 7:37 a 39
c-) Viver em obediência a Deus – Atos 5:32

- Além de ser uma necessidade, é uma ordem !! Paulo nos ordena a não vivermos uma vida só de aparências, mas sermos cheios do Espírito Santo:
“Não vos embriagueis com vinho no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito Santo”.Efésios 5:18

- Vamos nos encher do Espírito Santo ! Seja batizado hoje e desfrute de um novo nível em sua vida cristã.
- Deus quer te fortalecer e te encher, para te usar.
- Ser santo é ser cheio do Espírito Santo de Deus. Você quer ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário