Bem Vindos

Amados


Este é nosso novo endereço na web.

Para dúvidas, sugestões, convites, mande um e-mail para:

leviartisa@gmail.com

sábado, 26 de fevereiro de 2011

MODERAÇÃO: UMA PALAVRA ESQUECIDA NO DICIONÁRIO DA IGREJA

“ Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” (II Timóteo 1:7 )


A palavra moderação vem do verbo “moderar”, que segundo nosso sábio Aurélio Século XXI, versão eletrônica, quer dizer:

[Do lat. moderare.]
Verbo transitivo direto
1. Conter nos limites justos ou convenientes; pôr no meio-termo; regrar, regular: 2
2. Ajustar às conveniências.
3. Refrear, sofrear, reprimir, suster: &
4. Tornar menos intenso ou acentuado; diminuir, modificar.
5. Dirigir, reger.
V. p.
6. Agir com moderação; mostrar-se comedido.

Fiquei pensando no primeiro significado: “Conter nos limites justos ou convenientes; pôr no meio-termo; regrar, regular” e comparei com o que estou vendo em nosso meio evangélico hoje. Pense comigo:

NAMORO: Estou sempre em contato com esse assunto. Já escrevi um livreto sobre isso e já ministrei em diversas igrejas nesse Brasil sobre namoro, noivado e casamento. Mas nesses últimos tempos tem um pessoal aí na igreja a fora que tem dito que namoro é do diabo. É algo que ele inventou para deturpar o casamento, aliciando os jovens e adolescentes a experimentarem as coisas do casamento antes, e assim pecar. Que o correto é casar sem namorar, crendo que Deus escolhe o melhor pra nós então não precisamos ter medo. Em contrapartida tem um pessoal que acha que namoro tem que ser liberal. Tô falando de gente na igreja, não é no mundo não. Acham que a carne é fraca, então é melhor namorar e se satisfazer do que ficar a mercê de doenças e perigos. Até pais tem essa mentalidade, permitindo seus filhos namorarem em casa (leia se esfregar e outras cositas mais) porque pelo menos estão ali perto e em segurança e não escondidos.

A cada dia que passa eu percebo que nasci em uma época de ouro. Onde as coisas não eram mais tão toscas e rudes como na época dos meus pais, onde eles moravam em casas com ruas de terra, bairros começando, onde se mataram pra comprar um TV preto e branco em 36 prestações no Mappin !! Onde eles me ensinaram bem diferentes da educação que receberam, que foi a base de vara de marmelo, fio de cobre e palmatória. Mas nunca me deram mole, nunca me mimaram. As coisas novas estavam surgindo, a tecnologia que temos hoje estava nascendo, então quem queria tinha que ir atrás, não caía no colo não. Dentro disso o namoro era ainda inocente. É lógico que sempre tinha os mais saidinhos e saidinhas. Mas ainda se pedia aos pais pra namorar com a moça. Ainda se ia dormir à meia noite. Ainda se ficava no portão, conversando com os vizinhos.
Agora que estamos em uma época que tudo isso é passado, onde a tecnologia está em todo lugar, as facilidades de crédito são inúmeras e a educação foi engolida pela psicologia o resultado não poderia ser outro: problemas e mais problemas. Mas para se resolver isso a mentalidade de hoje é 8 ou 80. Ou proíbe tudo ou libera de uma vez. E a palavra bíblica é MODERAÇÃO.

Eu acredito no namoro. Acredito sim. Mas ele é como uma arma, que pode ser boa ou má. Posso usar uma faca pra matar ou pra passar manteiga no pão. Sou eu que decido. Os jovens de hoje precisam ser mais moderados sim, mas prende-los a sete chaves não foi e nem nunca será a solução. E fala sério, vamos nos atualizar né ? Casar sem conhecer a pessoa é do tempo de nossos avós !! Perguntei isso para uns 15 jovens, se eles casariam com alguém sem namorar. Preciso dizer a resposta ?
Agora o namoro de dois jovens é responsabilidade deles, dos pais e líderes da igreja. Acompanhamento e seriedade é tudo que precisam. Conselhos e orientações. Converse com a maioria dos casais de namorados que já transaram e eles dirão: “Ficava sozinho em casa, meus pais não ligavam”; “na minha igreja esse assunto é tabu, não se fala especificamente disso”. O caminho a trilhar para um bom casamento nas bênçãos de Deus é a moderação. É possível sim levar um namoro santo sem intimidades sexuais e ao mesmo tempo amar. O beijo não é coisa do diabo só porque Judas traiu Jesus com um beijo !!

MÚSICA: Esse assunto é polêmico. O que mais causa brigas e discussões. De um lado aqueles que acham que os hinos do cantor cristão/harpa cristã são quase sagrados e tem que ser cantados nos cultos. Apenas eles. Tem também a galera que acredita que somente um estilo de música é o certo, o espiritual. Do outro lado estão aqueles da moda, do momento. As músicas atuais são as melhores. Do jeito que a gente canta ou toca é o certo. E um lado não suporta o outro. Estou vendo também de um lado “artistas evangélicos” e do outro lado ministérios de música desconhecidos por opção.
Ainda bem que a Bíblia não nos fala nada sobre o hino que Jesus e os discípulos cantaram na última ceia, o que está registrado em Mateus 26:30. Se não, esse com certeza iria ser o hino oficial de todas as ceias !!! Como está faltando moderação na Música Evangélica Brasileira. Como está faltando enxergar que os “artistas evangélicos” de hoje foram os desconhecidos de ontem. E assumir que o que eles alcançaram todo mundo gostaria. Por outro lado não menosprezar a unção e o talento de alguém só porque ninguém conhece ou não toca na rádio. Como sinto falta de cultos onde eu possa cantar livremente um “Firme nas promessas” ou “Sou feliz com Jesus” e logo em seguida cantar “Incendeia Senhor a sua noiva” ou “...e seremos a geração que dança” !!!!!! Porque não é possível ????? Talvez seja algo impossível para muitos, ou até uma heresia, mas ouvir Cassiane e depois cantar uma música do vineyard pode agradar a Deus sim. Depende só de seu coração.

DISCIPULADO: Essa área sempre esteve presente na igreja, até porque é uma das ordens de Jesus: “Ide e fazei discípulos”. Mas já vi de tudo em relação a isso. Pastores que dizem com todas as letras que discipulado é besteira, que não funciona. Pastores que encaram discipulado como um fardo. De outro lado gente que acha que discipula máquinas e não gente. Que oprime e esconde a personalidade do discípulo. Que acha que o discípulo é escravo. Que entende que o texto que Paulo diz “Sede meus imitadores como eu de Cristo” é habilitação para o “faça o que eu falo e não o que eu faço”.
Em primeiro lugar só podemos discipular alguém que quer ser discipulado. Não dá pra obrigar alguém a nos seguir. Nem Jesus fez isso. Só podemos dizer “Vem, segue-me, eu estou indo nos passos do mestre, você quer ?”. Agora é de extrema importância que sejamos pacientes e encararmos os discípulos como ovelhas que precisam ser tosquiadas, cuidadas, passar óleo nas feridas, orientar o caminho, alimentá-las com relva verdinha e água boa. Mas também é necessário quebrar as perninhas delas de vez em quando, para que ela fique esperta e mais juntinha de nós. Ou seja, imprimir o caráter de Cristo em alguém exige MODERAÇÃO. Se formos duros de mais criaremos monstros. Se formos moles demais criaremos covardes. Mas se formos moderados criaremos cristãos, parecidos com Ele.

Bem poderia falar muito ainda, mas vou parar por aqui. Quem sabe escrevo uma continuação desse artigo. Mas quero concluir que o que vejo é que está faltando na igreja de hoje aquilo que Paulo diz que é uma das características do corpo de Cristo: UNIDADE NA DIVERSIDADE. Ou seja, está faltando alguém dizer: “eu não gosto da música que você gosta; eu não penso como você pensa; eu acho que namoro é do diabo; acho que música tem quer ser a X ou Y; mas eu te amo em Cristo e você é meu irmão. Vamos andar juntos”. E não me venha com o texto de Amós 3:3, pois estar de acordo não significa ser clone um do outro. Significa respeitar as diferenças e viver sob os pontos em comum. Mesmo que não seja fisicamente juntos, mas com o mesmo objetivo, o crescimento do Reino de Deus. E se somos irmãos em Cristo, é porque temos um Pai em comum !! Estamos na mesma igreja que vai subir pro céu. E mesmo com todos defeitos e falhas é a igreja que está lutando para melhorar, a noiva que está tirando suas rugas e máculas para que o Noivo a leve ao altar. E falta pouco tempo para o casamento.
Agora quero dizer também que ser moderado não é ser frouxo. Não é fazer vistas grossas. Muita gente usa essa desculpa, de que se deixar passar algo, a pessoa fica folgada e vai fazer sempre. Aquele espírito do “Não levo desaforo pra casa” pode estar na vida de um cristão ? Quantos desaforos você acha que Jesus levou ? TODOS !!

Ser moderado é acreditar sempre, é dar sempre mais uma chance. É ser firme quando preciso, mas não empurrar pelo precipício. É ser parteiro de idéias e não coveiro de sonhos. É exortar conforme o significado dessa palavra no grego que é “chamar para o lado” e não “apontar o dedo”.

Fica aqui o meu toque: SEJA MODERADO. Tente, não é impossível. 



Leandro Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário