Bem Vindos

Amados


Este é nosso novo endereço na web.

Para dúvidas, sugestões, convites, mande um e-mail para:

leviartisa@gmail.com

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CANTAI AO SENHOR UM CÂNTICO VELHO

Jeremias 6:16 “Assim diz o SENHOR: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele. “

Hoje em dia, já que se estabeleceu um mercado evangélico, gospel ou qualquer outro nome que se queira dar em nosso meio, uma coisa está sempre sendo feita: a manutenção.
E como é feita esta manutenção ? Lançando-se CDs após Cds, um atrás do outro. Para cumprir contratos, para lançar a nova música, para gravar o ministério da igreja que já está “maduro” pra gravar, para traduzir aquela música americana ou australiana bonita, antes que alguém faça antes, enfim lançar e lançar novos cds.
Não sou contra a gravação de cds, pois eu mesmo já participei de 3 cds em estúdio, além de gravar o meu próprio.
Mas uma coisa que tenho visto e que precisa ser REvisto pela igreja é essa coisa de gravar, gravar e gravar.
Tive um professor no seminário, já idoso e esforçado para não ser ranzinza com a nova geração, me confidenciou uma certa vez: “As músicas novas até que são bonitas e tem a letra teologicamente correta. Mas eles mudam tão rápido as músicas que, quando estou quase aprendendo a música que estavam tocando, eles mudam !”
Esta impressão de meu velho professor é atual. Eu mesmo não consigo saber quem está tocando o quê quando ouço o rádio, ou quando alguém pôe um cd pra tocar. Alguns me perguntam, como se eu fosse uma referência nessa área, dizendo: “Quem está cantando, Leandro ?” Eu respondo mais ou menos, baseado na voz ou no estilo, mas na maioria das vezes eu erro. E olha que eu tento me manter atualizado, escutando rádio, comprando cds e lendo muito sobre o assunto.
A questão é que não se tem mais diretriz, finalidade para se gravar hoje em dia. Como a tecnologia avançou muito e o preço despencou, qualquer um hoje está gravando. Gente que não sabe cantar e tocar está gravando ! Mas como é para o Senhor mesmo, ele aceita né ?
Amados, eu proponho então uma alternativa radical a esse mercado gospel que está aí: VAMOS CANTAR MÚSICAS VELHAS.
Isso mesmo. Porque a Bíblia quando diz para cantarmos um cântico novo ao Senhor, não está se referindo a canções recém lançadas. Está se referindo a canções que venham de um coração quebrantado e contrito, todos os dias, de uma unção fresca que se renova todas as manhãs através da palavra de Deus. Então quem tem uma vida com Deus e o busca todos os dias, mesmo se cantar um hino de 1800, este será um cântico novo ao Senhor. Então proponho isso. Paremos de consumir deste mercado gospel e voltemos as veredas antigas, como diz o profeta Jeremias lá em cima. Tire o pó de sua estante, você que já tem mais de 5 anos de cristão, ou pesquise na internet, você que é novo na fé, e baixe a letra, cifra e a música, se for possível de nomes da música cristã brasileira e também internacional que se esmeravam na qualidade e na espiritualidade. Posso citar vários nomes aqui:
- João Alexandre, Sérgio Pimenta, Nelson Bomílicar, Grupo Elo, Grupo Logos, Vencedores por Cristo, Atos 2 (antiga formação), Rebanhão, Janires Magalhães, Cláudio Claro, Asaph Borba, Paul Wilbur, Don Moen, Ron Kenoly, Bíblica da Paz, Grupo Candeia, Projeto Raízes, Som do Céu, Adhemar de Campos, Ronaldo Bezerra, Gerson Borges, Jorge Redher, Guilherme Kerr, e por aí vai, a lista é grande.
Eu tenho certeza que se você, que não conhece quase ninguém dessa lista acima, escutar um cd, vai se surpreender. Se já conhece, puxe pela memória e lembre as canções. Tem canções antigas suficientes para tocar em muitos e muitos cultos. A discografia da música cristã não começou agora. Já tem uns belos anos de estrada. Então é isso amado, proponho esta alternativa e que se coloque em prática nos cultos e eventos em nossas igrejas e PAREMOS de consumir os cds deste mercado gospel. Quando isso acontecer de fato e a coisa doer no bolso dos artistas gospel e ganhadores permanentes de troféus talentos todo ano, aí eu quero ver se a coisa não vai começar a mudar. Porque se tem quem vende é porque tem quem compra, é a lei da demanda. Jeremias está nos convidando a olhar para trás e fazer as coisas como eram antes, com amor, com o coração cheio de gratidão por Cristo mesmo que o bolso estiver vazio. O problema é que a maioria faz o que o final do versículo acima diz:
“Não andaremos nele”, e continuarão a alimentar este mercado no templo do Senhor, até que ele se ire e desça sobre nós com seu chicote e nos expulse do templo mais uma vez.

E aí, qual a vereda que você vai seguir ?
Pra te ajudar nesta nova(velha) vereda, aí do lado eu coloquei uma web rádio só com músicas como estas que citei. Aproveite e veja que sempre existiu vida inteligente na música cristã.


Pr. Leandro Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário