Bem Vindos

Amados


Este é nosso novo endereço na web.

Para dúvidas, sugestões, convites, mande um e-mail para:

leviartisa@gmail.com

domingo, 4 de março de 2012

SÉRIE DE MENSAGENS: SANTIDADE

Amados,

Estou de volta com uma série de mensagens que estarei pregando na IBINE - Igreja Batista Independente Nova Esperança, que fica no Pq Savoy, Zona Leste de SP, a qual estou pastoreando desde 25/02/2012.

Convocamos um jejum para toda a igreja neste mês de março e estudaremos sobre Santidade.

Abaixo o esboço da 1ª mensagem.

Paz

Pr. Leandro Silva



1ª semana = Ser Santo é ser grande diante do Senhor


Introdução: Em nossa sociedade moderna, ser grande é um dos objetivos na vida. Muitos querem fama, fortuna e reconhecimento, para serem lembrados. Outros para lucrarem. Poucos são os que querem fazer um bem maior e não se preocupar com o reconhecimento, que normalmente vem para quem faz algo grandioso. Temos exemplos mil em nossa época e nas passadas.

Mas a nossa vida com Deus deve ter o objetivo de sermos SANTOS.

Santo = separado – Hágios( grego ) – Explo: Lugar Santo e lugar santíssimo no Templo/Tabernáculo

Quando não buscamos as coisas deste mundo mas sim as do Reino de Deus, achamos graça diante dos olhos do Senhor e podemos ser usados por ele para realizar sua vontade.

CONTEXTO HISTÓRICO: Zacarias, pai de João Batista, recebe uma profecia do anjo Gabriel em relação ao seu filho, que será um Profeta e terá um ministério poderoso.

Quais os motivos que levaram João Batista a ser grande diante do Senhor e ter um ministério de santidade, profético, atacando tudo aquilo que Deus despreza? Como podemos também ser santos como João Batista foi ?

1-) SOMOS CHAMADOS PARA SER SANTOS

- João Batista, foi chamado desde o ventre, para ser um profeta santo diante do Senhor.

- Ser santo é estar respondendo a um chamado de Deus para nós – Somos chamados para sermos sacerdotes – I Pe 2:9 – Sacerdócio, nação santa, propriedade exclusiva do Senhor

- Não há santidade em outros deuses porque não há exclusividade !!

- Devemos dar prioridades na vida para as coisas do alto – Colossenses 3:1 e 2

-O que Deus espera de você? - Deus espera que sejamos santos – I Pe 1:16

- Somos libertos do pecado para que possamos viver em santidade. Se permanecermos em pecado e em nossas vontades, não estamos sendo santos, mas sim religiosos !!

“Mas agora libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santidade e por fim a vida eterna” Romanos 6:22

- O mundo nos chama para nos poluirmos, para não sermos de ninguém e dar prioridade para as coisas erradas. Deus nos chama para sermos SANTOS.

- Ele nos escolheu (chamou) para sermos santos, ANTES da fundação do mundo !! Efésios 1:4

- Isso significa que antes de pensar na criação, antes de arquitetar o universo, Deus pensou em santidade, projetou santidade e criou a expectativa que haveria na Terra um povo SANTO.

-Você faz parte deste povo ??


2-) TEMOS UMA HERANÇA ESPIRITUAL

- João Batista vinha de uma família de sacerdotes. Era da tribo de Levi, pois sua mãe era descendente de Arão. A tribo de Levi foi separada por Deus para ser a tribo dos sacerdotes, servindo para sempre ao Senhor

- Deus é o maior interessado em nos abençoar. E escreve a história de nossa vida através de pessoas que se consagram a Ele.

- Recebemos uma herança espiritual de nossa família. Mas nem sempre ela é divina. Muitas famílias são envolvidas com religiões, seitas e heresias que perduram por todos os membros;

- Mas se você se aprofundar verá que existe ou existiu alguém que serviu a Deus !! Que adorava ao senhor e orava para que sua família fosse benção. Siga este exemplo !

- Ou então seja você o primeiro membro de sua família a ser o praticante da benção de Abraão:

“Em ti serão benditas TODAS as famílias da Terra”

**Ilustração: História da Família Francisco Fernandes – Pesquisa mostrou que o primeiro Francisco Fernandes veio nas caravelas com Cabral. Ladrão, assassino e estuprador. Seus descendentes só deram prejuízos ao Estado, desde o Império.

**Minha história pessoal: Pai com 2 famílias, tios e tias; primos com amantes, família bagunçadas em todas as áreas. EU escolhi ser de DEUS e manter um casamento sólido e uma família estável. Não é fácil, mas até aqui o Senhor tem me ajudado. Neste ano de 2012 fazemos 16 anos de casados.


- SOMOS DESCENDENTES: A palavra “santo” em alguns textos da Bíblia tem a conotação de “perfeito”, que quer dizer “amadurecido” ou “completo”. O texto de Colossenses 1:28b diz:

“...a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo”

- Logo, precisamos compreender que não inventamos a roda. Não fazemos tudo sozinhos. Muitos, antes de nós já sofreram por amor a Cristo, ouviram a Deus, entenderam o plano dEle pra suas vidas.

- Isso é um sinal de que estamos amadurecendo. Estamos sendo aperfeiçoados, sendo santificados, nos tornando a cada dia SANTOS.

- Heb 12:10 – Deus, que é nosso pai, nos corrige para que possamos fazer parte de sua família, participantes de sua santidade.

- Tomemos posse de nossa herança espiritual. Somos Filhos de Deus e herdeiros com Cristo

- A santidade é o requisito para sermos Filhos de Deus nesta geração – Filipenses 2:15



3-) SOMOS RESULTADO DE UM MILAGRE

- João Batista era resultado de um milagre. Isabel, sua mãe, era estéril e não podia ter filhos. Além disso, seus pais já estavam muito idosos e não poderiam conceber um filho.

- Aconteceu um milagre para que João Batista nascesse. O anjo Gabriel foi designado por Deus para que informasse Zacarias do milagre.

-O nascimento natural é um milagre da reprodução humana. Todo o processo é divino e resulta em um ser completamente independente e autônomo.

- Assim também é o nascimento espiritual. Ao aceitarmos a Cristo, nos tornamos bebês espirituais, e recebemos uma nova vida, novo coração. II Coríntios 5:17 diz que tudo se fez novo !! Um milagre acontece!

- Deus é santo, e nos passa de sua santidade para nos dar santidade. Assim recebemos o maior milagre desta vida: A salvação !!

- Queremos que milagres aconteçam em nossa vida e de nossa família/igreja. Precisamos aprender algumas coisas:

- Quem está preparado para receber um milagre ?

a-) Quem vive em Santidade – vs 6: “...vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos do Senhor”

b-) Quem persevera em Oração – vs 13: “...tua oração foi ouvida”

c-) Quem é visitado por Deus – vs 8: “...coube-lhe por sorte” – Deus começou o processo de milagre na vida de Zacarias e Isabel. Enviou o anjo Gabriel – vs 11. Eles eram visitados constantemente por Deus porque buscavam ao Senhor.

d-) Quem acredita no resultado determinado por Deus – vs 13b: “...a quem darás o nome de João” – Deus já diz o que vai acontecer e como vai acontecer.

- QUANTOS QUEREM UM MILAGRE EM SUA VIDA ? Viva em Santidade.

Se somos resultado de um milagre, vivamos os milagres de Deus e oremos para que seus milagres venham sobre nós. Mas o ingrediente fundamental é a SANTIDADE.

CONCLUSÃO

Uma definição de Santidade:

“SANTIDADE é simplesmente a vida humana vivida conforme a intenção do Criador” – J.I. Packer

- Deus criou a humanidade santa, pura e sem defeito. O pecado mutilou a imagem de Deus em nós.

- Sermos santos é vivermos exatamente como Deus planejou para que a humanidade vivesse.

- Separados para Ele. Separados com Ele. Separados por Ele.

- Viver em santidade nada mais é do que a vontade de Deus para nós – I Tess 4:3



Salmo 24:3 – Quem subirá ao monte do Senhor ? Quem há de permanecer no seu santo lugar ?

O que é limpo de mãos e puro de coração.

- Assim seremos grandes diante do Senhor, pois vivendo em Santidade, ele nos colocará onde deseja. Diante de príncipes, reis e autoridades deste mundo, para testemunharmos de seu Amor.

Um comentário:

  1. Maravilhoso texto.
    Muito bom trabalho irmão.
    Realmente edificante.
    Continue com a obra.
    Deus abençoe.
    Graça e paz.

    ResponderExcluir