Bem Vindos

Amados


Este é nosso novo endereço na web.

Para dúvidas, sugestões, convites, mande um e-mail para:

leviartisa@gmail.com

terça-feira, 3 de julho de 2012

Série de Mensagens: DERRUBANDO OS ALTARES QUE BLOQUEIAM A NOSSA ADORAÇÃO - 1ª mensagem: "Derrubando o Altar do Egito"


Amados,

Segue a nova série de mensagens que estou pregando na igreja.
Sei que abençoou a muitos e por isso estou postando.
Que Deus possa te abençoar poderosamente e que você seja ministrado como eu fui.


Paz

Pr. Leandro


Série de Mensagens: DERRUBANDO OS ALTARES QUE BLOQUEIAM A NOSSA ADORAÇÃO

1ª mensagem: "Derrubando o Altar do Egito"
Êxodo 32


Introdução: O altar é um lugar de adoração. Desde os tempos mais antigos o homem se utiliza de altares para prestar culto. A adoração é a atividade mais importante que o ser humano faz. E mesmo hoje, existem altares modernos, erigidos para prestar culto a outros deuses.


- Jesus disse para a mulher samaritana em João 4:23 que a verdadeira adoração não depende mais de local geográfico, mas sim que é em espírito e em verdade. Isso corresponde então que o local de nossa adoração mais verdadeira é o nosso coração.

- Mas por causa do pecado, o ser humano está contaminado. E assim como seu coração está contaminado, sua adoração está contaminada e no trono do seu coração estão sentados outros deuses que não o Senhor.



CONTEXTO HISTÓRICO: Povo de Israel no pé do monte Sinai. Não têm mais paciência para esperar Moisés descer do monte e fazem para si um bezerro de ouro e o adoram.



- EGITO: Representa na Bíblia adoração idólatra, culto a morte e a deuses ligados a fertilidade de plantação e de sexualidade. As pirâmides são tumbas dos Faraós e altares de adoração à morte e a ancestrais. Eram lavradores hábeis porque consideravam a vaca um animal sagrado.

- O Egito é a fonte dos cultos afros que chegaram ao Brasil através dos escravos. O Egito influencia o hinduísmo e o culto na Índia e oriente.



- Podemos ter altares dentro de nosso coração, que bloqueiam a nossa adoração ao verdadeiro Deus. Altares que são contaminados por todo lixo e idolatria que vem do Egito. Devemos conhecer identificar e nos livrar de tudo que vem do Egito.



“Moisés tirou Israel de dentro do Egito, mas não pôde tirar o Egito de dentro de Israel”.

COMO TIRAR O EGITO DE DENTRO DE NÓS ?



1-) DECIDA A QUEM SEU CORAÇÃO É FIEL – vs 1

- Êxodo 19:1 - 3 meses após a saída miraculosa do Egito. Deus começa a falar com o povo e estabelece leis e mandamentos.

- Êxodo 24:7 – “..tudo o que falou o Senhor faremos e obedeceremos”.

-O povo recebe a aliança de Deus e a aceita.

- Moisés sobe ao monte para falar com Deus.

- 40 dias depois o povo rejeita a aliança, fundindo um bezerro de ouro.

- “...faze-nos deuses que vão adiante de nós”

- O povo de Israel ficou 400 anos no Egito. O coração de Israel era egípcio.

** A VOZ DO CORAÇÃO: “...quanto a este Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu”.

- Israel conhecia o Egito, morava no Egito, amava o Egito, o trono do seu coração estava no Egito !!

- Quando expressaram o amor a Yaweh, o Deus de seus pais, foi em resposta aos tremendos feitos que seus olhos viram e que eles experimentaram.

- Mas em uma aparente demora, queriam voltar para aquilo que estavam acostumados. Queriam sair debaixo da nuvem da glória e entrar pra dentro das pirâmides novamente.

- Enquanto isso Moisés está recebendo as orientações de Deus para realizar com o povo e abençoá-los tremendamente.



- Você acha que Deus está demorando demais pra te atender ?

- Você acha que Deus já te deu tudo o que ele tem pra te dar ?

- Deus utiliza-se do tempo para testar a fidelidade de seu coração !!

- Você é daqueles que acende uma vela pra Deus e outra para o Diabo que é pra garantir ??

- Deus não está demorando, ele está preparando o melhor para você. Ele tem projetos para sua vida e vai te envolver com sua graça e sua glória.

- Se você já experimentou maravilhas de Deus sabe do que Ele é capaz.

- Não se precipite. Não se adiante. Aguarde o tempo de Deus ! Seja Fiel a Deus, pois Ele é fiel a aliança que fez conosco.

- Você está diante do monte do Senhor. Ele está te vendo – vs 7

- Transforme o tempo em seu aliado e não em seu inimigo.


2-) DEIXE DE SER ESCRAVO DO SEU CORAÇÃO - vs 2 e 3



- “Tirai as argolas de ouro das orelhas de vossas mulheres, vossos filhos e vossas filhas e trazei-mas”

- Êxodo 21:5 e 6 – Ritual de servidão voluntária, onde a orelha era furada e colocava-se argolas para demonstrar que a pessoa queria ser escravo para sempre.



- O que Israel era no Egito ? Escravo.

- Deus os liberta da escravidão e ainda faz com que os egípcios lhes dêem prata e ouro - Êxodo 12:35 e 36

- Onde eles colocam o ouro ? Na orelha !! Indicação de que em seus corações ainda eram escravos.

- Um adorno ou atavio (enfeite) que se tornou o moderno brinco.



- Muito se fala em ouvir a voz do coração. Ou escutar o que nosso coração diz. A Bíblia nos alerta sobre confiarmos demais em nosso coração:

**Quando nosso coração nos inclina positivamente - Jeremias 17:9:

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas e desesperadamente corrupto. Quem o conhecerá ?”

**Quando nosso coração nos inclina negativamente – I João 3:20

“...se o nosso coração nos acusar, certamente Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas”.



- O povo de Israel deixou de trabalhar como escravo, mas ainda em seus corações eram escravos. Não acreditavam realmente que a liberdade que receberam de Deus seria para sempre. Esperavam a qualquer hora uma tragédia e desejavam voltar para o Egito a toda hora.



- Cristo já tirou de nossas orelhas todas as nossas argolas ! Já somos livres e podemos viver a vida que ele nos prometeu.

- Pare de confiar em seu Coração! Você tem o Espírito Santo para te guiar e orientar. Não seja escravo do pecado ou dos vícios antigos. Seja livre em Cristo e viva tudo o que ele tem para nós.

- Confie nesta verdade libertadora ! Você não precisa viver como escravo. Você está livre para viver, para amar, para adorar para ser feliz em Cristo. Ele te deu uma nova vida e um novo coração !


3-) DESISTA DE IMITAR O CORAÇÃO DE OUTROS – vs 4 a 6

“..trabalhou o ouro...fez um bezerro fundido”



- Bezerro ou novilha era uma vaca nova que era sagrada para os egípcios.

- Israel aprendeu muitas coisas no Egito: as técnicas de agricultura, a fundição de ouro e prata, rituais de adoração a deuses estranhos.

- Em substituição a ausência de Moisés, Israel faz o que estava acostumado a ver acontecendo no Egito: Construção de ídolos e adoração a animais. Simplesmente imitam o que viram por centenas de anos.

- vs 6 – A festa da adoração ao novo deus resultou em orgia sexual. Algo que os israelitas com certeza desejavam imitar há muito tempo!



- Imitar os outros demonstra que não somos autênticos.

**Onde está a autenticidade ??

- O resultado é que nosso coração ficará dividido, e desejaremos fazer duas coisas ao mesmo tempo. Isto não dá certo e Deus não recebe este tipo de louvor – vs 5 (Arão implanta um sincretismo)

- Israel ficou por muitos anos adorando a deuses estranhos e a Yaweh ao mesmo tempo. Ou seja: imitando as nações que estavam em volta deles.

- Em suas orientações para o povo, Deus sempre repete: “Não façam como as nações que tirei de diante de ti”, ou seja “Não imitem” !!

- Deus proibiu o povo de Israel de fazer imagens de escultura, de animais e de qualquer criatura. Justamente para que não haja imitação na adoração de Israel, pois o único digno de louvor é Deus.

- O louvor verdadeiro que Deus aceita vem do nosso coração. Não é imitado ou empacotado. Fórmulas ou rezas não surpreendem a Deus.

- Deus atende ao coração contrito e quebrantado – aquele que de VERDADE está desejando sua presença.

- Pare de imitar os outros. Não seja mais “Maria vai com as outras”.

- Deus deseja que você seja autêntico !

- Com Deus é tudo ou nada. Pega ou larga de vez. Em cima do muro não dá pra ficar !


4-) PARE DE NEGOCIAR PRINCÍPIOS


Contraste entre o coração de Arão e Moisés:



ARÃO – Cedeu as pressões pecaminosas do povo e construiu um bezerro de ouro – vs 1 e 2

MOISÉS – Destruiu o bezerro e fez o povo beber do próprio pecado – vs 20



ARÃO – Edificou um altar para adoração a Deus em um ambiente de idolatria, para amenizar um pouco o pecado – vs 5

MOISÉS – Quebrou as tábuas que foram escritas por Deus, por não aceitar o pecado no meio do povo – vs 19



ARÃO – Nasceu no Egito e seus olhos acostumaram a ver seu povo pecando – vs 5 (Arão vendo isso)

MOISÉS – Viveu como neto do Faraó do Egito, mas não aceitou ver a idolatria do povo – vs 19 (Viu ele o bezerro e as danças)



ARÃO – Ao ser confrontado por Moisés, coloca a culpa no povo para justificar o erro de não ser o líder a que foi designado – vs 22 e 23 – (Ex 24:14)

MOISÉS –Ao ser confrontado por Deus, para que o povo seja destruído por causa de seu pecado, Moisés intercede pelo povo a Deus para que perdoe os pecados e coloca em risco a sua própria salvação – vs 11 e 32



- O coração de Arão era inconstante e corrupto. O de Moisés era firme e confiante em Deus.

- Quando você passa a vida negociando princípios, está brincando com coisa séria e mais hora, menos hora irá sofrer as conseqüências.

- Pare de negociar com o pecado. Pare de negociar princípios em sua vida. Não tente dar jeitinho ou amenizar as coisas com paliativos.


CONCLUSÃO:


Nosso coração é igual ao de Arão. Há altares que bloqueiam a nossa adoração e tentamos dar jeitinhos e soluções incompletas.

Só há uma solução. Só há uma forma de derrubar o altar do Egito de dentro do nosso coração:

- vs 26 e 27– MORTE

- Eliminar de vez a infidelidade, a escravidão, a imitação e a negociação de princípios de nossa vida.

- De que forma ?

- Moisés pergunta dentre o povo, quem era do Senhor.

- vs 26b – “filhos de Levi” – Levi significa APEGO.

- Quando nos apegamos a Deus de verdade e temos a coragem de morrer para nós mesmos, derrubamos o altar do Egito de nosso coração.

- Tenha coragem e tome a decisão correta. Se apegue a Deus !!

- Saia do Egito ! Deus tem uma terra prometida para ti. A Nova Jerusalém.

- A morte necessária já foi realizada por Cristo na cruz. Você só precisa viver a vida que ele morreu pra te dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário