Bem Vindos

Amados


Este é nosso novo endereço na web.

Para dúvidas, sugestões, convites, mande um e-mail para:

leviartisa@gmail.com

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Alicerce Espiritual

Amados,

Em qualquer casa construída, existe algo que é de fundamental importância. É algo que não vemos, mas que está sustentando tudo o que vemos nesta casa: O Alicerce.

Sem ele, nada do que está na casa ficaria de pé, e mesmo a própria casa não existiria. Uma casa com um bom alicerce, bem fundamentado, pode durar muitos e muitos anos. Quanto mais alta a construção, maior deve ser o alicerce. Os prédios e pontes que são muito altos, têm seus alicerces muito profundo no solo. Na construção de uma casa, é a parte que mais demora a ser concluída. E quando olhamos uma construção, percebemos que por muito tempo parece que a construção não saiu do lugar, porque não estamos vendo nada sendo edificado. Isto ocorre porque os construtores estão estabelecendo o alicerce. Quando acabam esta etapa, em pouco tempo a edificação é levantada e nos surpreendemos. Esta é a importância de um alicerce.



Em nossa vida espiritual, precisamos estar alicerçados na rocha. O alicerce na vida espiritual chama-se CARÁTER. Ter um caráter cristão, moldado pelos ensinamentos de Jesus e reproduzido em nossas vidas cotidianas, é o alvo que toda igreja deve perseguir em gerar em cada um de seus membros. Muitos problemas no meio da igreja ocorrem pela negligência no tratamento de caráter dos cristãos na igreja. A superficialidade e a pressa em colocar pessoas em cargos ou ministérios tem contribuído para que cristãos imaturos e inexperientes enfrentem problemas para os quais não tem alicerce para suportar e resolver.

Jesus afirma que quem ouve as suas palavras e as pratica "É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha" (Lucas 6:48).

Em nossa vida nesta Terra iremos passar tribulações, problemas e desertos. A diferença entre uma pessoa que tem uma fé viva e atuante em todas as horas e aquelas pessoas que estão desanimadas, frustradas e cabisbaixas nos bancos da igreja, nos gabinetes dos pastores sempre em busca de aconselhamento, é uma só: Alicerce Espiritual.

Neste processo é imprescindível a liderança do pastor da igreja, com seus principais líderes. É preciso que o pastor entenda que formar o caráter cristão em cada discípulo é responsabilidade sua, pois a Bíblia afirma:

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente" (Efésios 4:11 a 14).

Deus estabeleceu a liderança na igreja (Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres) para aperfeiçoar os santos para a obra do ministério, a edificação do Corpo de Cristo. O restante do texto de Efésios reafirma esta questão de edificação do Corpo de Cristo, a igreja, dizendo que ela só crescerá em amor se todo o corpo, bem ajustado e consolidado, pelo auxílio de cada junta, fazendo cada um a sua parte, edificando a igreja em Amor.

A questão é: Como os discípulos poderão fazer tudo isso sem CARÁTER ? Por isso, muitas igrejas estão doentes e pastores frustrados por não verem suas igrejas crescendo, pelo contrário muitos crentes sendo enganados por qualquer ventinho de doutrina nova ou herética que aparece de tempos em tempos. Cada pastor precisa tomar sua responsabilidade e arregaçar as mangas, trabalhando no CARÁTER dos discípulos, porque depois eles é que irão realizar o crescimento da igreja.

É preciso um aprofundamento no discipulado, onde os pastores irão acompanhar mais de perto, durante todo um ano, os principais líderes, ou líderes em potencial e sejam selecionados na igreja, para um discipulado de formação de caráter cristão. No ano seguinte, estes líderes se tornarão discipuladores e passarão este treinamento a outros. E assim por diante, implantando na igreja um caráter multiplicador e ajudando o pastor no pastoreio das ovelhas.

Este ano pode se basear no estudo de 4 princípios bíblicos e transferíveis para todos os cristãos, em todo lugar e em todo o tempo:

- Fundamentos da Fé

- Santidade e Santificação

- O Fruto do Espírito

- Jejum e Intercessão


Estes conceitos são transferíveis, porque qualquer discípulo pode aprender e depois transferir para outros. Estes princípios são as disciplinas básicas praticadas pela igreja primitiva, conforme vemos em Atos 2: 42 a 47:

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar".

Amém
 
Paz,
 
Pr. Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário