Bem Vindos

Amados


Este é nosso novo endereço na web.

Para dúvidas, sugestões, convites, mande um e-mail para:

leviartisa@gmail.com

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O altar da Babilônia



Amados,

Segue a última mensagem da série que preguei na IBINE.: DERRUBANDO OS ALTARES QUE BLOQUEIAM A NOSSA ADORAÇÃO.

Paz

Pr. Leandro

----------------------------------------------------------------
O altar da Babilônia – João 2:13 a 17 e Mateus 21:12 e 13




Introdução:

O povo de Israel era escravo no Egito e aprendeu ofícios como agricultura e fundição em ferro e ouro.

Depois foi cativo na Assíria e aprendeu artes da guerra e misturou sua língua com outras, formando o Aramaico, língua popular na época de Jesus.

Depois foi cativo da Babilônia, onde além da idolatria aos deuses estranhos, Israel aprendeu algo que perdura até hoje: O comércio. Os babilônicos eram exímios em comércio e quando o povo de Israel volta a terra prometida, traz na bagagem os conhecimentos adquiridos e as idéias para novos negócios.

Desde que o mundo é mundo, o comércio é uma necessidade. A lei da demanda diz que se existe algo para vender, é porque existe alguém para comprar. Necessitamos de coisas, utensílios, comida, roupas, peças, serviços, etc. E tudo isso tem seu preço.

Os comerciantes são pessoas que vivem do comércio. Compram ou fabricam para vender e quanto mais clientes conseguem, mais dinheiro recebem, pois o objetivo é o lucro. Então os comerciantes são os primeiros a identificar oportunidades para vender. Os nichos de mercado, ou filões, como se diz, são descobertos por comerciantes bem informados, antenados com sua época e com ambição suficiente para trabalhar muito e vender.



CONTEXTO HISTÓRICO: Jesus purifica o templo 2 vezes.

Evangelho de João – no início do ministério

Evangelho de Mateus – Na semana santa – última semana de Jesus na terra



Cambistas no templo: Trocavam as moedas pagãs e não perfeitas, pelas moedas aceitas no templo, para que as pessoas pudessem ofertar.

Vendedores de animais: Vendiam animais para os sacrifícios, como ovelhas, novilhos e pombinhas para os viajantes e judeus que não traziam seus próprios sacrifícios

- Isto estava previsto em Deuteronômio 14:24 a 26

- O comércio em si não tem nada de pecaminoso. É uma atividade necessária e útil.

- No mundo existem práticas cruéis para o comércio e o lucro injusto

- A lei da Oferta e da Procura diz que se há algo escasso no mercado, e a procura por um determinado produto aumenta, os comerciantes podem então pedir qualquer preço que será pago.

- Ao contrário, se um produto está em demasia no mercado, o vendedor precisa abaixar o preço se quiser vender e conquistar um cliente.

- Em situações críticas, onde os produtos não podem ser vendidos pelo preço que desejam, os comerciantes escondem a mercadoria, até que o problema passe, ou então destrói o produto, para se dedicar a outro negócio mais vantajoso.

**Ilustração: Crise da Laranja: Destruição de plantações de Laranja porque os EUA não querem mais comprar do Brasil.



** no caso do templo, as moedas pagãs eram trocadas com um valor inferior a que realmente valiam.

** Os sacerdotes rejeitavam a maioria dos animais que os viajantes levavam, e indicava que fossem comprados animais sem defeitos com os vendedores. Estes mesmos animais rejeitados eram depois revendidos como animais “puros e sem defeito”. Criaram assim um monopólio onde lucravam com a ignorância e a demanda dos compradores.

**Ilustração: Filme “A virada” – vendedor de carros usados nos EUA que tradicionalmente são pessoas que enganam para poder lucrar com carros defeituosos.

- Então a ganância, a avareza e a ambição sem medida criam um altar de adoração no coração destas pessoas. O Altar da Babilônia – o Altar do comércio.

- Este altar não dá espaço para nenhuma outra atividade. A pessoa só pensa em dinheiro e mais dinheiro.

- I Timóteo 6:10 – “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males e alguns nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores”.

- O dinheiro é um excelente servo, mas um péssimo senhor.

- Por tudo isso é que Jesus se irou e expulsou os comerciantes do templo.

COMO DERRUBAR O ALTAR DA BABILÔNIA ?

Por que Jesus expulsou por 2 vezes os comerciantes do Templo de Deus ?



1-) SENTIU INDIGNAÇÃO PELA FALTA DE TEMOR A DEUS – João 2:15

- Jesus trançou um Azorrague, um chicote de cordas que era usado para punir condenados.

- Expulsou todos do templo: Os que vendiam, os animais e os que compravam.

- Virou as mesas, desfazendo todo lucro. Imagine a confusão e a correria.

- Todos correram por medo de apanharem e pela ira que Jesus demonstrava.



- Somos adeptos da política da boa vizinhança. Queremos estar bem com tudo e com todos. Queremos que ao falarem de nós, falem bem.

- Por isso nos falta a indignação !! Por vezes vemos algo errado ou uma situação que não está completamente correta e nos calamos.

- Deus vê todas as coisas. Principalmente na casa dEle ! Como podemos nos acomodar e ficarmos mornos em nossa tarefa de ser Sal da terra e luz do mundo ?

- “Seja o nosso falar, sim sim e não não, o que passar disso é de procedência maligna” Mateus 5:37

- A falta de temor começa pequena. É uma coisinha aqui, uma coisinha ali, um pecado aqui, outro ali, uma desonra aqui e outra ali e quando vamos perceber nos preocupamos mais com as finanças, com as contas, com o que temos que fazer, do que com a vontade de Deus !!

- Não podemos viver uma vida como queremos, fazendo o que queremos e depois vir à Deus e declarar que somos protegidos. Isto é falta de temor a Deus !! Era isso que Israel fazia !

- Tg 4:17 – Omissão também é pecado. Não é porque não fazemos nada de mal que não pecamos. Não fazer o que é correto, quando tudo está errado, também é pecado.



**Jesus está trançando o azorrague neste momento. Se você não derrubar o altar da Babilônia Ele derrubará você.



2-) REESTABELECEU A PRIORIDADE NA CASA DE DEUS – Mateus 21:13

“Minha casa será casa de oração” – citação de Isaías 56:7

- O templo em Israel foi construído e reconstruído com um propósito: Adoração.

- II Crônicas 7:14 é o texto famoso, mas no 15 Deus diz que “...estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos a oração que se fizer neste lugar”

- O templo de Herodes, o da época de Jesus, tinha 4 pátios ou átrios:

Átrio dos sacerdotes – lugar dos sacrifícios

Átrio dos homens judeus – lugar de ensinamentos

Átrio das mulheres judias – lugar de adoração das mulheres

Átrio dos gentios – lugar de adoração para prosélitos

- As trocas de dinheiro e a venda de animais eram feitas exatamente no Átrio dos gentios. Ou seja, em um lugar de adoração !!

- Com isso os judeus não queriam entrar para adorar a Deus de verdade, mas também não deixavam os gentios entrarem para adorar a Deus.

- Jesus afirma este princípio quando acusa os fariseus em Mateus 23:13:

“Ai de vós escribas e fariseus hipócritas porque fechais o reino dos céus diante dos homens, pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando”.

- Qual a prioridade da sua vida ?

- A casa de Deus não é mais só para adoração ! É para shows, é para música, é para virmos buscar algo. E se isto acontece com a casa de Deus, igreja, é porque acontece com o templo de Deus, o nosso coração !

- O altar da Babilônia instala suas prioridades em nossa vida que ficamos sem condições de nos desvencilhar do comércio, da correria, das contas, dos problemas.

- Tudo isso precisa ser resolvido, mas por uma vida de adoração e não por uma vida de correria !!

- A adoração deve ser uma prioridade em nossa vida. Não são as programações, eventos ou cultos. Isto são formas de nos ajudar em nossa caminhada cristã. Mas por trás disso tudo, como fonte e propósito deve estar a adoração a Deus !!

- Comece a se perguntar, antes de fazer qualquer coisa: Isto que vou fazer vai agradar a Deus ? – Pulseiras OQJF – Livro: “Em seus passos o que faria Jesus”

- Paulo ensina aos coríntios:

“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus” I Coríntios 10:31

- Jesus nos afirma que não dá pra servir a 2 senhores – Mateus 6:24

- O altar da babilônia é lugar da adoração a um deus chamado MAMOM

MAMON – dinheiro, riquezas, em hebraico

- A adoração a Mamom é uma estratégia moderna de Satanás hoje. Este demônio não deseja templos e nem rituais de adoração. Nem tampouco quer ser reconhecido e admirado. Seu trabalho é desviar o foco da igreja. É colocar a prioridade no alcance de riquezas, na grandeza e na opulência, com a desculpa de que é para DEUS.

- Mamom está no meio da igreja !! Ele já mudou o propósito da igreja de fazer discípulos para construir templos suntuosos. Já mexeu com a cabeça de simples obreiros e os transformou em apóstolos famosos e renomados. Mamom já perverteu a pregação pura da santidade e da volta de Jesus para a Teologia da prosperidade, que diz que tenho que ter tudo porque sou filho do Rei !!



**Jesus está preparando o azorrague, igreja ! Abandone a Mamom e corra para ele, ou senão você terá que correr dEle !!



3-) DEMONSTROU CUIDADO COM A CASA DE DEUS – João 2:17

“O zelo da tua casa me consumirá” Salmo 69:9 – não me enriquecerá !

- Zelo com as coisas de Deus não pode ter o propósito de enriquecimento.

- O cuidado que Jesus demonstrou com a adoração a Deus no templo era radical a tal ponto que se transformou em um sentimento de ira e indignação.

- É o sentimento que temos quando fazem mal a alguém que amamos.

- Isto demonstra amor verdadeiro. Não ligamos para as conseqüências, não perguntamos o que aconteceu e nem se a pessoa que amamos está certa ou errada.

**ILUSTRAÇÃO – Frase antiga: “Amigo que é amigo não aparta a briga. Amigo que é amigo já chega logo na voadora !!”



- Foi exatamente isso que Jesus fez. O Azorrague era para punir e machucar aqueles que estavam machucando o coração de Deus.



- Guarda o teu pé quando entrares na casa do Senhor – Eclesiastes 5:1

- Adorar a Deus tem mais a ver com ficarmos calados e ouvirmos o que Ele tem a dizer, do que só gritarmos e exigirmos que nossas preces sejam atendidas.



- Você tem cuidado das coisas de Deus na sua vida?

- Seu zelo pelas coisas do Senhor tem te consumido ?

- Em outras palavras, você arruma até briga por causa de Cristo ?

**Peraí, você pode dizer, e quanto ao “Bem aventurados são os pacificadores porque eles serão chamados de filhos de Deus” ? Não é melhor ser da turma do “Deixa disso” ?

**Eu te respondo: É verdade. Mas no mesmo texto, Jesus também afirma:

“Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça porque serão fartos”, ou seja, quando não há zelo pelas coisas de Deus, há uma injustiça em ação e com isso o crente não pode compactuar !!

- Os judeus achavam que os cambistas prestavam um serviço a Deus, trocando seus dinheiros e vendendo animais sem defeito para serem oferta ao Senhor. Mas na verdade os cambistas estavam erigindo o altar da Babilônia. Estavam prestando um serviço para seu verdadeiro deus: MAMOM.



- Mamom se utiliza hoje desta mesma inércia dos crentes para incutir suas mentiras e instalar seus cambistas na igreja:

- Mercado cristão que é mais mercado do que cristão

- Pregadores e ministros de louvor que cobram cachês

- Livros e CDs com preços exorbitantes

- Eventos e congressos em lugares chiquérrimos com preços altíssimos

**Jesus está preparando seu azorrague, Igreja ! Tenha cuidado com as coisas de Deus ou então terá que tomar cuidado com DEUS !!



CONCLUSÃO:


ACORDEMOS PARA A BATALHA ESPIRITUAL:

- Mamom deseja transformar o altar de Deus em um altar da Babilônia.

- Mamom quer o altar da Babilônia tão alto quanto a torre de Babel no passado ! Exatamente no lugar onde Deus habita !!

- Babel – ficava entre os rios Tigre e Eufrates – Gênesis 11

- Babilônia – território entre os rios Tigre e Eufrates – atual Iraque;

- Jardim do Éden – o lugar onde Deus passeava e tinha comunhão com o homem – Gênesis 2:14 – tinha um rio que se dividia em 4 afluentes e dois deles eram o Tigre e o Eufrates.



- O território onde Deus estabeleceu para comunhão e adoração a Ele e para obediência a sua Palavra, Mamom transformou em um lugar de desobediência a Palavra de Deus (Torre de Babel) e em lugar de adoração idólatra e comércio (Babilônia)

- Hoje a mesma coisa está acontecendo:

- A igreja é o lugar onde Deus estabeleceu para comunhão e adoração apenas a Ele.

- É na igreja que Mamom quer levantar o altar da Babilônia.



QUAL A ÚNICA SOLUÇÃO ?

- O Azorrague de Jesus !! O castigo de Deus !! A disciplina do céu

- Hebreus 12:5 a 7:

“...e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?”.



- Jesus com azorrague na mão representa o amor que Deus ainda tem por seu povo Israel. Por isso corrige !!

- Jesus está preparando seu azorrague ! Se precisar ele vai usar em você.

- Se renda ao seus cuidados e derrube todo altar da babilônia.

- O altar da Babilônia cairá !!

- Minha provisão vem de Deus e não do comércio

- Minha família come do sustento de Deus e não do comércio

- Prepare os lombos igreja !! Deus quer nos corrigir para nos levar ao único caminho verdadeiro para todas as nossas necessidades: JESUS !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário