Bem Vindos

Amados


Este é nosso novo endereço na web.

Para dúvidas, sugestões, convites, mande um e-mail para:

leviartisa@gmail.com

quarta-feira, 17 de março de 2021

Avivamento no Brasil – Passado, Presente ou Futuro?



    
        Desde muito tempo ouço dizer que Deus está pra enviar um avivamento em toda a Terra, antes do fim dos tempos. Em minha época de seminarista, orávamos por isso nos cultos e aulas, crendo que seríamos obreir
os num futuro próximo, pastoreando igrejas e presenciando este avivamento em nossa geração. Depois comecei a estudar mais a fundo e descobri que muitas profecias diziam respeito especificamente ao Brasil. Que um avivamento viria sobre o Brasil e se espalharia ao redor do Globo.

Quase 30 anos se passaram e este avivamento não aconteceu ainda em nossa geração. Muitos moveres do Espírito tiveram lugar em cidades e regiões, sim é verdade. Mas ao olhar para a história dos avivamentos, e verificar o padrão, o descontrole total do homem e o total controle de Deus quando ocorre um verdadeiro avivamento, sou obrigado a dizer que nunca vivemos um avivamento nesta geração, da década de 70 até hoje.

Sei que alguns podem discordar de mim, mas analisem comigo. Não estou falando de moveres onde pessoas se convertem, onde há libertação e bênçãos espirituais e materiais são derramadas. Isto acontece em nossos cultos e creio firmemente que Deus está operando dessa forma. Mas creio que estes moveres aconteceram e acontecem ainda hoje no Brasil fruto do cumprimento da promessa de Deus aos missionários europeus e americanos. Eles que tanto choraram por esta nação. Deixaram suas pátrias, vieram para cá. Alguns morreram de doença, deram seu sangue em perseguições. Outros viajaram milhares de quilômetros por décadas. Plantaram igrejas, batizaram, foram perseguidos pela igreja católica dominante aqui, e sempre clamaram ao Senhor para que um dia o Brasil pudesse conhecer a glória de Deus.

Também temos muitos homens e mulheres de oração. As irmãos do “coque” do círculo de oração que queimam por Jesus e oram pelos maridos, filhos e parentes não cristãos. Pais, mães e avós que intercedem pelos seus queridos pedindo proteção, segurança e livramento. Quem de nós não tem uma história de livramento onde soubemos depois que alguém intercedia pela nossa vida naquele exato momento? Os moveres de Deus, conversões e a presença que sentimos no culto são a resposta divina a todas estas orações que encheram os cálices no céu.

Só isto já é maravilhoso, pois lembremos que muitas nações ainda estão fechadas para o Evangelho, muitas línguas ainda nem possuem a tradução da Bíblia e muitos países da Europa, por exemplo, que antes eram celeiros de missões, agora são campos missionários e precisam de ajuda. Ver o poder de Deus e igreja fortes e saudáveis em nosso Brasil já é motivo de sobra pra agradecer a Deus.

Mas não é sobre isso que falo. Não falo de moveres ou de sentir a presença de Deus nos cultos. Isto não é avivamento. Avivamento não pode ser fabricado. Avivamento não pode ser planejado ou programado. Avivamento é uma ação direta e exclusiva de Deus, quando ele se manifesta de tal forma em um lugar, uma pessoa, uma cidade ou uma nação que a história nunca mais será a mesma. Não há controle, não há agendas, não há sensatez. É um caos divino! Deus operando e intervindo totalmente de forma que curas, milagres e conversões são automáticas. O poder de Deus é tangível e quase podemos tocar.

Quando digo padrões em avivamento, digo que algumas características básicas são verificadas nos avivamentos que já ocorreram na história. Vejamos:

1 - Unidade do Povo de Deus – As barreiras denominacionais caem. Ninguém mais quer discutir pontos de teologia, soteriologia ou formas de liturgia. Todos estão unidos, como Corpo de Cristo na terra para ser os pés e mãos de Jesus, e fazendo como ele, andando por toda parte proclamando o Reino de Deus;

2 – Chamado à oração – Os cultos de Prosperidade, Cura, Libertação, Busca do Espírito Santo, Doutrina – não são mais necessários. Nenhum artifício mais é necessário para chamar a atenção do povo, pois todos estarão com tanta sede e fome de Deus que estarão orando e buscando a face do Senhor. E as curas, milagres, libertações e maravilhas acontecem naturalmente no meio do seu povo.

3 – Palavra de Deus – Uma forte onda de vontade de conhecimento da Palavra invade as pessoas. Todos querem saber mais e mais da Bíblia. Querem ler, conhecer. Os professores e pastores mestres ficam exaustos de tanta aula e estudo bíblico que ministram ao povo. Os cultos demoram 4, 5 horas e se repetem sendo que algumas igrejas chegaram a fazer 7 cultos por domingo. E nos dias de semana, as igrejas ficavam abertas para que na hora do almoço as pessoas passassem para orar pelo menos meia hora e escutarem uma porção da Palavra de Deus.

4 – Perseguição e descontrole – Resultado de um avivamento genuíno em uma nação ou cidade é o descontrole. Os entornos de uma igreja, por exemplo, nos dias de culto ficam tão lotados que as ruas e avenidas próximas ficam engarrafadas. Protestos de moradores são comuns e os jornais começam a noticiar que os crentes estão fazendo desordem. A perseguição e calúnia que já é normal contra os crentes aumenta muito, a ponto de jornais fazerem charges satirizando o que acontece nos cultos. Muitos jornalistas entram disfarçados nos cultos para ver o que está acontecendo. E muitos saem maravilhados quando não convertidos.

Basta uma breve pesquisa na história e vamos perceber que Deus já fez tantas vezes um avivamento em nações, através de pessoas ou igrejas. Existem livros inteiros apenas sobre este assunto. Você já deve ter ouvido falar de alguns deles, vou nomear aqui brevemente os avivamentos acontecidos depois da Reforma Protestante, pois antes desta também ocorreram outros:

- Avivamento entre os Morávios – 1727 - Perseguidos por muitos, eles se refugiam nas terras de um conde, e começam um movimento de oração que durou 100 anos ininterruptos. Como resultado, enviaram missionários de sua pequena vila para todos os 5 continentes do mundo;

- O Grande Despertamento – 1735 - Através de Jonathan Edwards e George Whitefield, a América do Norte experimentou um avivamento chegando-se ao número de mais de 50.000 almas convertidas naquele período;

- O Avivamento Metodista – 1739 – John Wesley e seus amigos foram cheios do poder de Deus em uma reunião familiar, na Inglaterra. A partir dali saíram para pregar. Mesmo expulsos de suas paróquias anglicanas, eles pregavam nas ruas, casas e onde as pessoas parassem pra ouvir. O fogo do Espírito se espalhou pelo país e muitos foram salvos. Os historiadores afirmam que a Inglaterra não repetiu a sanguinolência e crueldade da Revolução Francesa por causa de John Wesley e seus joelhos dobrados pela nação;

- As cruzadas de D.L. Moody – 1871 – Moddy foi cheio do Espírito Santo de tal forma que teve que pedir pra Deus parar. Depois disso seus sermões e mensagens foram cheios do poder de Deus e milhares começaram a se converter. Em 1873 Moody e um músico, Ira Sankey, começaram a percorrer cidades dos EUA e Inglaterra, levando o Avivamento;

- Avivamento no País de Gales – 1904 - Deus usa a vida de Evan Roberts, então com 26 anos pra incendiar todo um país;

- Avivamento da Rua Azuza – 1906 – Em Los Angeles Willian Seymour e outros crentes foram cheios do Espírito e começaram a experimentar o que a igreja do NT experimentara. Pessoas do mundo todo vieram para ver e o avivamento espalhou-se pelo mundo todo. Muitos consideram Azuza como o berço do pentecostalismo ocidental;

- Avivamento das Ilhas Fiji – Década de 80 - Após um pedido de perdão oficial pelo governo nacional aos descendentes de um missionário assassinado por uma tribo canibal, as igrejas daquela nação começam a experimentar um poder de Deus nunca antes visto;



Estes e muitos outros que não mencionei aqui nos mostram que Deus está interessado em derramar um Avivamento. Ele já fez isso e pode fazer de novo. E se cremos na voz profética e muitos homens e mulheres de Deus já se levantaram pra profetizar que o Brasil será o alvo de um avivamento, creio que precisamos nos preparar para isso então. Abaixo segue uma lista de vários vídeos que você pode assistir com calma, de diferentes pessoas, de diferentes épocas e lugares, de várias denominações diferentes. Todas dizendo a mesma coisa: Deus vai enviar um avivamento no Brasil, para as nações:

Profecia no Canadá - https://youtu.be/aLISiEYi7r0
Benny Hinn - https://youtu.be/46sSVWqZ-fI
Cindy Jacobs - https://youtu.be/4nNQLRCr9XA
Camila Barros - https://youtu.be/-mFsJYJNIic
Profeta americano no Cristo Redentor - https://youtu.be/6p5Xsjmb59s
Vários pastores e líderes no The Send - https://youtu.be/VK1UkUHOHuk
Profeta Africano David Owuor em 2015 - https://youtu.be/3l5SzAsupio
Profeta americano em sala de aula - https://youtu.be/_B3SlVh1ny0
Pastor pregando na The Send School - https://youtu.be/qeHSGLaJhAQ

Abaixo também segue um link para você conferir as diferentes opiniões de pastores e líderes evangélicos brasileiros sobre o que é Avivamento e se o Brasil está experimentando ou não um Avivamento: https://www.revistaimpacto.com.br/biblioteca/esta-o-brasil-experimentando-um-avivamento/

Por fim, quero encerrar mencionando uma conversa entre a filha de Billy Graham Ane Graham com sua mãe Ruth Graham:

“Com todas as reuniões do meu pai e os eventos que aconteceram, por que não tivemos um avivamento?” “E minha mãe disse: ‘É porque não estamos desesperados o suficiente’. Portanto, sempre senti que algo precisava ser o gatilho”

Será que a pandemia do Corona Vírus é este gatilho? Este ataque invisível que estamos todos sofrendo é a trombeta tocando, nos chamando em uma convocação solene para declarar “Santidade ao Senhor”?? Para que possamos nos consagrar, clamar, batalhar e libertar em nome de Jesus todos os oprimidos do Diabo. E clamar: “O Espírito e a Noiva dizem: Vem”. Maranata! Vem Senhor Jesus, vem com o fogo do avivamento no Brasil. Espero e oro sinceramente que ainda esteja vivo para presenciar este derramar poderoso do Espírito sobre nossa nação, onde não haverá politicagem, mercantilismo, placas de igrejas, celebridades ou vendilhões do templo. Apenas a doce e poderosa voz do Senhor falando. 
Aleluia!

Leandro Silva

Um comentário:

  1. Já tinha lido esse seu artigo algures e devo dizer que existe no Brasil um movimento evangélico e não um avivamento. Também não sei o que se espera de um avivamento. Queremos que aconteça como ocorreu no país de Gales em que as boates e cabarés foram fechados? É de se pensar!

    ResponderExcluir